sexta-feira, 23 de junho de 2017

360º - Depois do incêndio, os assaltos: o fogo levou a Maria Amélia até o vestido de noiva, os ladrões ficaram com o ouro; e a adeus a Miguel Beleza

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... inicio ainda esta newsletter com a tragédia de Pedrógão Grande. A Proteção Civil entrou em modo rescaldo e avaliação de danos e os apoios deixam para já dois concelhos de fora (já abrimos o liveblog para seguir sexto dia dos incêndios), mas há outros problemas a resolver. Um deles é o dos assaltos e burlas. O João de Almeida Dias falou com Maria Amélia, a quem o fogo levou até o vestido de noiva e depois os ladrões ficaram com todo o ouro.

Na discussão das responsabilidades, é o sistema SIRESP que está sob maior escrutínio. O jornal i (sem link) escreve hoje que as comunicações falharam durante 14 horas e meia na noite trágica do último sábado. O Público e o Eco dão pormenores sobre os custos (e a sua renegociação) da única PPP na área da segurança. Nós aqui no Observador temos um explicador sobre o que é o SIRESP, que polémicas envolve, quanto custou e porque falha nas catástrofes. Falta acrescentar o dado mais grave: Fernando Curto, presidente da Associação de Bombeiros Profissionais, voltou a insistir que o sistema foi o culpado das mortes em Pedrógão e que continua sem funcionar.

GNR e Instituto de metereologia são igualmente acusados de ter falhado. Por isso fomos olhar para as explicações já dadas pelo IPMA sobre o fenómeno metereológico e pela GNR sobre os atrasos no fecho da estrada da morte e analisámo-las à lupa, fazendo os devidos enquadradamentos.

No campo político, Costa anunciou um inquérito final ao incêndio e o CDS colocou 25 perguntas ao governo. Mas o dia ficou marcado pela polémica do deputado do PSD que acusou a GNR de ter enviado a sua filha para a estrada da morte (embora ela não tenha ido).

O jornal El Español diz hoje que as principias empresas espanholas de combate aos incêndios manipularam os preços dos contratos com PortugalFala num cartel, já investigado Operación Concentración, que inflacionou os custos para três vezes mais.


E há ainda opiniões que merecem destaque:
  • Rui Ramos exige desculpas. "Sr. Presidente? Sr. Primeiro-Ministro? Vão ter coragem de pedir desculpa, em nome do Estado, pelas vidas perdidas enquanto os senhores ocupavam os primeiros lugares do regime?" (aqui na versão vídeo)
  • Helena Matos pede "A conta". "Quando Pedrogão começou a arder o espernético BE desapareceu e o PCP entrou em letargia. Desta vez não se gritará “Governo assassino”. Mas a conta do silêncio vai chegar".
  • Miguel Tamen critica "As vantagens dos incêndios". "A economia daquilo a que chamam tragédias é favorável à comunicação social".
  • Leal da Costa fala de uma "trapalhada à tragédia". "Fico com a ideia que tantas “altas individualidades”, suando de solidariedade, atrapalha quem trabalha e visa criar a ideia de que querem aparentar fazer tudo o que deviam ter feito antes".

 

Outra informação 
Morreu Miguel Beleza, ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva e ex-Governador do Banco de Portugal. O economista, de 67 anos, teve morte repentina. A sua carreira dividiu-se entre a economia e as finanças, com várias experiências internacionais, entre elas uma passagem pelo FMI.

Cavaco Silva recorda o seu ministro neste artigo: "Custa-me a acreditar que tenha partido tão cedo"Moreira Rato também o evoca como "um dos mais brilhantes economista de uma geração pioneira".

A queda de uma grua na Avenida António Augusto de Aguiar em Lisboa vai manter a rua fechada ainda por tempo indeterminado. O acidente fez dois feridos.

Na operação Ajuste Secreto, Hermínio Loureiro continua detido e só hoje deve conhecer as medidas de coação.

No caso das offshores, Maria Luís Albuquerque diz que houve incumprimento deste governo ao excluir três países da lista negra.

A morte de um português em Londres após uma operação da polícia vai ser investigada por elegado uso de força excessiva.

Theresa May continua a ceder à União Europeia no Brexit. Agora propôs que os europeus que vivem no Reino Unido há pelo menos 5 anos tenham estatuto de residência, com acesso à saúde e educação e outros direitos. Mas exige o mesmo para os cidadãos britânicos na Europa.

Por falar em Brexit, a decisão sobre as novas sedes das agências europeias que estão no Reino Unido só será tomada em novembroEntre elas está a do medicamento, que Portugal quer albergar.

A Coreia do Norte fez um novo teste de míssil. Fará parte de programa de desenvolvimento de armas de alcance intercontinental.

Nos EUA, foi emitido um mandado de prisão internacional para ex-funcionários da Volkswagenligados ao caso Dieselgate, a fraude com os testes de emissões poluentes.

Mas da América vêm outras notícias: a primeira para aquele que deve ser o novo embaixador dos EUA em Lisboa: George Glass. Ex-banqueiro, já visitou a capital portuguesa, Fátima e o Douro, gosta de futebol (mas do americano) e de rock & roll.

E duas outras para Trump. O presidente americano 
nega agora ter gravado ou ter gravações das conversas com o ex-diretor do FBI James Comey que despediu; e revelou o seu projeto para o muro na fronteira com o México: um gigante painel solar.




Os nossos especiais


 


Notícias surpreendentes
Nada com um guia mesmo fresquinho para os tempos quentes e tristes que vivemos e à beira de um fim de semana que esperamos sem tragédias. Eis pois os melhores restaurantes para comer marisco de norte a sul do país, numa seleção do Tiago Pais.

A Câmara do Porto quer proteger pelo menos 37 lojas histórias. Entre elas estão o Café Guarany, a Favorita do Bolhão, a Livraria Académica e o Café Majestic.

Com os incêndios na ordem do dia e das preocupações dos portugueses, má notícia para os portuenses esta noite. Vai ser proibido lançar balões no São João.

De Londres vem uma boa notícia para os desalojados do grande incêndio da Grenfell Tower. O governo britânico vai dar a todos os afetados, entre eles 10 portugueses, apartamentos de luxo, que custam entre 1,3 e 9,6 milhões de euros, com porteiro 24 horas por dia e numa zona de eleição da cidade.

Termino com uma curiosidade: a foto do wallpaper mais famoso do mundo, o do Windows XP, faz 20 anos. E como está agora aquela paisagem da Califórnia só verde e céu? Com vinhas... e mais seca.


Quase uma semana depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Observador vai continuar a analisar e escrutinar o que se passou no incêndio trágico. Passe por cá também para o resto da atualidade, boas histórias e grandes sugestões

Boa sexta, bom S. João e bom fim de semana
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário