quinta-feira, 12 de abril de 2018

360º - Ataque iminente na Síria: os preparativos do Reino Unido e dos EUA. Onde é mais difícil ter casa? No Algarve

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A primeira-ministra britânica, Theresa May, convocou uma reunião de emergência do seu gabinete de guerra para hoje. O objetivo é aprovar a participação do Reino Unido numa ação militar na Síria em resposta ao mais recente ataque químico de Bashar Al-Assad contra os seus opositores.

A agitação política, diplomática e militar começou com um tweet de Donald Trump. O Presidente norte-americano disse várias vezes que nunca iria cair na asneira de anunciar previamente acções das suas forças armadas, mas não resistiu e escreveu que os mísseis "estão a chegar, bons, novos e ‘inteligentes’!".

Entretanto, há mais detalhes sobre o ataque de sábado em Douma: relatos recolhidos pela Organização Mundial de Saúde junto de parceiros na Síria indicam que cerca de 500 doentes revelam sinais de exposição a químicos tóxicos.

A Rússia garante que Assad já tem controlo total sobre Ghouta Oriental. "Uma bandeira do Estado foi içada", disse uma alta patente militar russa depois de ser capturada Douma.

António Guterres está, como sempre, "preocupado com o impasse". E diz querer evitar uma “situação fora de controlo”.


Mais informação importante
Mário Centeno não percebe porque é que está a haver tanto barulho à volta da falta de condições da ala pediátrica do Hospital de São João. Segundo o ministro das Finanças, o problema “está identificado há uma década” e “nada foi feito” por vários governos. De qualquer forma, anunciou que o investimento vai avançar, o que leva a duas conclusões:
  1. O barulho recente serviu para alguma coisa;
  2. Sendo tudo pelos vistos tão fácil de resolver, bastando uma capa de jornal, o dinheiro não surgiu "há uma década" porque os outros governos eram maléficos.
Permanece, porém, um pequenino detalhe por esclarecer: depois de anunciar o investimento no hospital, Mário Centeno não explicou quando, nem como,vai avançar.

O Presidente da República protegeu mais uma vez o Governo, garantindo que "há sensibilidade" para resolver a situação. Aparentemente, Marcelo Rebelo de Sousa também conhece o problema há "muitos anos". Mas também não explicou como é que, afinal, só faltava uma capa de jornal para tudo ir ao sítio.

Podemos sair do Hospital de São João, no Porto, e entrar no de Santa Maria, em Lisboa: a unidade de nefrologia pediátrica está fechada por falta de enfermeiros. O hospital diz que só mudou de piso, mas a verdade é que se perdeu dois terços das vagas.

Os médicos marcaram greve para 8, 9 e 10 de maio. Um dirigente sindical disse que o ministro das Finanças está a “brincar com os sentimentos dos mais fracos” ao considerar “normal que uma pessoa espere dois anos por uma consulta e mesmo assim acha que salva o SNS”.

O Governo deve aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o Programa de Estabilidade para 2018-2022. O défice para 2018 deve ser colocado nos 0,7%, o que tem provocado agitação no BE.

Marcelo já avisou que, se isto levar a um chumbo do Orçamento, seguem-se eleições antecipadas. A notícia é do Público.

À direita, duas visões diferentes: Rui Rio diz que “já estava à espera” de tensões entre BE, PS e PCP; Assunção Cristas defende que BE e PCP fazem “muito barulho”, mas estão “muito unidos”.

Mais um potencial conflito entre o PS e o BE: os socialistas recusam a eutanásia para doentes que estejam inconscientes, escreve o DN.

Há 12 coisas que Mark Zuckerberg não esclareceu no Congresso americano. Depois da segunda audição de ontem, ainda ficou por perceber, por exemplo, o que acontece aos dados de quem não tem Facebook, mas é apanhado pela rede social; se vai haver uma versão paga do Facebook; ou se a empresa está disposta a mudar o modelo de negócio para proteger a privacidade. A Ana Pimentel e o Manuel Pestana Machado dão os detalhes.

Ontem à noite, Bruno de Carvalho decidiu recuar e retirar os processos disciplinares aos jogadores, em nome dos "superiores interesses" do Sporting.

Mas no clube mantém-se a agitação: Jaime Marta Soares continua com Assembleia Geral congelada, José Maria Ricciardi tomou posição contra Bruno de Carvalho, os opositores andam em encontros e o ainda presidente do clube prolonga o silêncio. O Bruno Roseiro faz o retrato "político" do atual Sporting.

Rogério Alves garantiu hoje, no seu artigo de opinião na "Bola": “Não sou candidato a coisa nenhuma, o Sporting não está em processo eleitoral”. E quando estiver?

Detalhe de calendário: hoje o Sporting joga contra o Atlético de Madrid. Foi o primeiro jogo entre as duas equipas que agudizou a crise.

Ontem à noite, o Real sofreu muito, muito para eliminar a Juventus em Madrid. Só chegou ao 1-3 com um penálti de última hora marcado por Ronaldo. É a oitava temporada consecutiva em que os madrilenos chegam à meia-final da Liga dos Campeões.

Mas será que foi mesmo penálti? Ronaldo diz que sim, Buffon foi expulso por achar que não. E a imprensa? Alguns jornais falam em "roubo do século", outros em "estrelinha da sorte".

Noutro jogo da Liga dos Campeões, o Bayern eliminou o Sevilha e chega pela sétima vez às 'meias' da Champions.


Os nossos Especiais
 
Onde é mais difícil ter casa? O David Almas foi olhar para os números e perceber em que zonas é que os preços e as rendas das casas estão mais desfasados dos salários locais. Conclusão: é no Algarve. Pode ver aqui se é melhor comprar ou arrendar no seu concelho.

É uma entrevista histórica de Maria João Avillez a Victor Cunha Rego e o Observador republicou-a ontem, dia em que foi lançado o livro "Na Prática a Teoria é Outra", que reúne as crónicas de Cunha Rego. Vale mesmo a pena ler.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Abriu a caça a Centeno": "O ministro das Finanças está transformado num alvo. Centeno é vítima do sucesso que lhe foi permitido pela esquerda mas que, sem o faz de conta, é insuportável para a esquerda".

Filomena Martins escreve "Uma cartilha extremista": "A geringonça pode até estar a caminho do fim, mas deve ter feito uma promessa e ainda funciona, nem que seja demonstrando uma hipocrisia política que tínhamos todo o interesse em conhecer".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “Soldado Milhões”, o filme sobre o transmontano que foi herói nas trincheiras da I Guerra Mundial, em La Lys. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.

Há mais dois filmes para ver esta semana: "A Maldição da Casa Winchester" é um filme de terror com Helen Mirren; e "Ammore e Malavita" é um musical italiano que goza com os clichés dos filmes e séries sobre a Máfia.

Os Dead Combo lançam um novo disco e falam de tudo:da ideia de que "é possível exportar esta música", das mudanças em Lisboa e como isso também é inspiração, da cultura em Portugal e do quase fim da banda.

Os morangos são o alimento mais sujo de 2018. Um estudo científico do Environmental Working Group selecionou a lista de comidas mais sujeitas a químicos e lá aparecem várias frutas e legumes.

Quer mais notícias? Já sabe que elas estão aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário