quinta-feira, 12 de abril de 2018

Município de Ovar com contas aprovadas | “Relatório apresenta dos mais elevados níveis de execução da história”



O executivo liderado por Salvador Malheiro aprovou hoje o Relatório de Gestão e Contas do Município de Ovar, um documento que demonstra que o exercício de 2017 apresenta dos mais elevados níveis de execução da história da Câmara Municipal. O autarca revelou ainda que o mesmo “Denota a preocupação com a elaboração de orçamentos realistas. Com uma gestão séria e rigorosa. Evidencia determinação, segurança e estabilidade”, acrescentando que “2017 foi um ano de concretização. Um ano em que muitos sonhos das populações foram alcançados. O rol de tarefas executadas é extenso e pode ser facilmente analisado no documento que foi elaborado de forma clara e cristalina”.

Assim, de acordo com o referido relatório e mediante um Orçamento de cerca de 35 Milhões de euros assistiu-se a uma taxa de execução global de 96% na Receita e de 86% na Despesa, sendo de sublinhar que a composição da estrutura das receitas municipais manteve-se estável, com uma clara predominância das receitas correntes e um crescimento assinalável das transferências de capital, (de 90,53%), em resultado das transferências de capital do overbooking do QREN 2007/2013 e do recebimento das primeiras comparticipações do Portugal 2020, projetos cofinanciados no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Ovar e do PACTO da Região de Aveiro. Ao nível da despesa total, esta representou face ao ano anterior um crescimento de 11,11%, sendo de realçar que a despesa corrente apresenta uma evolução positiva ténue, enquanto a despesa de capital apresenta uma variação positiva de mais 38,18%. Relativamente à dívida, 2017 foi o ano em que esta se apresentou no valor mais baixo do milénio.

Observa-se, assim, um forte investimento sem descurar as contas e mantendo uma situação financeira estável e segura, tendo a CMO, uma vez mais, respeitado o Princípio do Equilíbrio Corrente, conseguindo libertar mais de 4,5 milhões de euros para a concretização de investimento pela autarquia.

Salvador Malheiro reafirmou que “O nosso plano de ação para o mandato 2017-2021 é uma escritura com o Povo Vareiro. Temos vocação, motivação, determinação e tudo faremos para honrar escrupulosamente cada compromisso, na certeza de que entramos num novo ciclo. Um ciclo onde grande parte das infraestruturas básicas estão concluídas e onde as prioridades se orientam para os grandes projetos estruturantes (materiais e imateriais) que permitam a consolidação da afirmação do Município à escala regional, nacional e internacional”. O autarca concluiu, afirmando que “Temos confiança e esperança. Vamos contribuir para a melhoria do índice de felicidade de todo o povo vareiro durante os próximos quatro anos, contando com o contributo de todos, sem exceção”.

Fazer do Município de Ovar um território mais empregador, mais inclusivo, mais coeso, mais atrativo e mais sustentável foi o nosso desafio diário e é a nossa missão maior.

O Mapa das GOP’s de 2017 apresenta uma despesa paga superior a 22,5 milhões de euros, o que representa uma taxa de execução face ao orçado final de 82% e um crescimento de 13% face ao ano anterior, tratando-se dos mais elevados níveis de execução da história do Município.

Para mais informações consulte a nota de imprensa em anexo.

 t
Praça da República * 3880-141 OVAR 
Tel. +351 256 509 118 Fax. +351 256 586 611

________________________


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário