quinta-feira, 12 de abril de 2018

Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos dá trambolhão no Índice de Transparência Municipal 2017



O Índice de Transparência Municipal (ITM) permite ao cidadão e ao decisor aferir o grau de transparência do seu município.
A Câmara de Figueiró dos Vinhos PS cai no ranking de 2017, ontem divulgado, 59 posições relativamente a 2016, ano em que ocupava a posição 118. 
Figueiró dos Vinhos ocupa no Ranking Nacional de Transparência 2017 a posição Nº.177 entre as 308 Câmaras Municipais. Significa isto que o atual Executivo Municipal PS é portanto o 131º Município menos transparente no acesso à informação pública, na relação com os Figueiroenses, na contratação pública, entre outros critérios de avaliação do referido estudo técnico. 
O Índice de Transparência da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos é de 46,56% em 100 pontos percentuais possíveis, ou seja, o Executivo Municipal PS tem nota negativa neste exame de avaliação de Transparência Nacional.
Na Revista da Câmara Municipal EM FOCO, nº 6, página 21, paga com o dinheiro de todos os Figueiroenses, veio o executivo PS vangloriar-se de que em três anos subiu 53 posições. Lá diz o ditado popular “quanto mais alto, maior é a queda”. Pois agora em apenas um ano deu um trambolhão de 59 lugares. Para além de perder todos as posições que tinha subido, perdeu mais 6 e ainda conseguiu a proeza de obter a pior posição desde que o Ranking foi publicado, pela primeira vez em 2013. É obra!
Revista da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, "EM FOCO"
nº 6 páginas 20 e 21​ - 2017
O Partido Social Democrata lamenta o enorme trambolhão e a péssima colocação da Câmara de Figueiró dos Vinhos neste Ranking Nacional que mede o IMT, revelando-se a 131ª Câmara menos transparente do País.
Lamentamos esta queda abrupta no Ranking Nacional de Transparência mas para o Partido Social Democrata e para quem acompanha de mais de perto a ação do executivo PS na Câmara, esta queda não constituirá uma novidade dado que ela só reflete e vem dar razão aos alertas que o PSD tem vindo a fazer neste último ano como seja as limitações permanentes no acesso à informação pública, nos sucessivos e reiterados atrasos nas respostas aos requerimentos apresentados, no não envio de informações solicitadas por escrito e na dificuldade em prestar informações e esclarecimentos aos eleitos pelo PSD e aos Figueiroenses.
Este trambolhão de 59 posições, num ano, mostra que o caminho da opacidade, de reclame novo e de práticas antigas que o PS escolheu é errado e traz claros prejuízos para a imagem do concelho e para a relação entre a autarquia e os Figueiroenses. 
Note-se que este não é o único estudo em que Figueiró dos Vinhos está mal. 
No estudo que a Bloom Consulting divulgou em Março de 2018, em termos globais, e analisando as categorias Viver, Visitar e Negócios, Figueiró dos Vinhos desceu 44 lugares relativamente a 2014 e um relativamente a 2017 e ocupa, agora, o 259º lugar entre 308 Concelhos. Ver AQUI
Também os últimos dados revelados pelo INE – Instituto Nacional de Estatística relativamente ao poder de compra são muito penalizadores para o nosso Concelho ao revelar que Figueiró dos Vinhos tem vindo a perder poder de compra quando comparado com o ano de 2013 (Executivo PSD), sendo mesmo o mais baixo dos concelhos vizinhos de Pedrogão Grande, Castanheira de Pêra, Ansião, Sertã ou Pombal. Ver AQUI e AQUI
Todos estes dados não fazem mais do que confirmar o que temos dito de um Concelho de Figueiró dos Vinhos cada vez mais adiado face a uma região centro que demonstra uma outra dinâmica, que cresce e se desenvolve.
Os parâmetros avaliados demonstram que a estratégia da mera propaganda não resiste ao teste da realidade, não funciona e não se traduz em resultados práticos positivos para a nossa população, que espera e desespera por mais emprego, mais progresso e melhor qualidade de vida.
Os Figueiroenses Merecem Melhor.


Nota: O Índice de Transparência Municipal (ITM) foi criado para se tornar uma ferramenta de capacitação dos cidadãos, promovendo um maior envolvimento na vida autárquica e uma melhoria da qualidade da democracia local. Desenvolvido pela Transparência e Integridade, Associação Cívica (TIAC) e os seus parceiros, o ITM é publicado desde 2013. Ver AQUI
A publicação de um ranking de municípios tem por objetivo criar pressão social e incentivos para as autoridades locais melhorarem as suas ferramentas de comunicação e interação com os cidadãos, com vista a uma governação mais aberta, responsável e participativa.
Relatando anualmente o grau de informação que o Poder Local disponibiliza a todos os cidadãos, o ITM avalia, para nós, o seu nível de transparência: “Faculdade de tornar públicos todos os atos do governo e dos seus representantes para providenciar a sociedade civil com informação relevante de forma completa, atempada, e de fácil acesso (i.e. online).” Ver AQUI


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário