quinta-feira, 12 de abril de 2018

Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz convida alunos a fazerem laço humano azul nas escolas


Os edifícios da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, das juntas de freguesia e de outras instituições do concelho têm laços azuis nas paredes durante o mês de abril para assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos Infantis. Esta iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Reguengos de Monsaraz em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz e as juntas de freguesia do concelho visa alertar e sensibilizar a população para os maus-tratos contra crianças e jovens.

No dia 27 de abril será organizado o “Dia de Vestir Azul”, iniciativa que convida toda a população a vestir uma peça de roupa de cor azul e que os alunos do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz formem em cada escola um laço humano azul. Os alunos do Pré-escolar vão criar o seu “boneco das preocupações”, que tem como objetivo ser um amigo das crianças a quem elas contam as suas preocupações para deixarem de ter medos, sobretudo na hora de dormir. Neste dia vão também ser distribuídos folhetos informativos para divulgar a história do laço azul.

A Campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, na Virgínia, Estados Unidos da América, quando uma avó, Bonnie W. Finney, atou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram curiosos foi trágica e sobre maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o seu neto de forma brutal.

A escolha da cor azul foi para não esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos e para a lembrar constantemente para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos. Esta história demonstra como um único cidadão consegue despertar as pessoas no mundo para as consequências dos maus-tratos contra as crianças, para a sua prevenção e para a defesa e proteção dos seus direitos.

A Organização Mundial de Saúde define os maus-tratos infantis como o abuso ou negligência que ocorrem em crianças com idade inferior a 18 anos, incluindo todos os tipos de abusos físico, emocional, sexual, negligência e exploração comercial ou outra, que resulte em dano real ou potencial para a saúde da criança, a sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade no contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder.

Município de Reguengos de Monsaraz
Tlf.: 266 508 040 / Fax: 266 508 059
Apartado 6 – Praça da Liberdade ¦ 7201–970
www.cm-reguengos-monsaraz.pt 

Nenhum comentário:

Postar um comentário