Sob o mote "No isolamento estamos consigo, escreva quando não puder falar", o Governo disponibiliza, desde 27 de Março, mais uma resposta de apoio às vítimas de violência doméstica, a possibilidade de envio de SMS para o 3060 (gratuita e não registada na fatura mensal).
As vítimas de violência doméstica podem também procurar apoio através do telefone 800 202 148 ou enviar um email para violencia.covid@cig.gov.pt.
No Município da Figueira da Foz existe uma Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica – Núcleo de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica do Baixo Mondego, que conta com o apoio e colaboração de todas as entidades que constituem a Rede Interinstitucional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica da Figueira da Foz.
Devido ao estado de emergência nacional, o atendimento é realizado, preferencialmente, por telefone 969 571 742, ou correio eletrónico navvad.afmp.ffoz@gmail.com
Os atendimentos presenciais serão realizados mediante marcação prévia.
Existe ainda a Casa de Acolhimento de Emergência para Vítimas de Violência Doméstica da Delegação da Figueira da Foz da Cruz Vermelha Portuguesa.
Esta Estrutura de Acolhimento recebe mulheres e/ou mães com filhos, vítimas de violência doméstica, que necessitam de resposta residencial. A entrada é imediata (mediante disponibilidade de vaga), mas atualmente as novas utentes têm de cumprir 14 dias de isolamento.
Contacto Telefónico – 233407308 / 961560388 | Correio Eletrónico – dfigfoz.cae@cruzvermelha.org.pt

A violência doméstica assume a natureza de crime público e, neste sentido, qualquer cidadão pode denunciar às entidades competentes, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Ministério Público, linha 112, alguma situação que tenha vivido ou de que tenha conhecimento .
Veja em https://www.cig.gov.pt/2020/03/covid-19-seguranca-isolamento/ alguns conselhos de segurança para as vítimas, mas também alguns conselhos e recomendações para os vizinhos.
Faça sentir a sua presença e vigilância neste momento de isolamento social.
Proteja as vítimas de violência doméstica no decorrer das medidas de contenção da COVID-19.