terça-feira, 14 de abril de 2020

Câmara de Pombal dá parecer positivo a localização de 2 novos Parques Solares Fotovoltaicos

Jornal de Leiria - Câmara de Pombal dá parecer positivo a mais a ...
A Câmara de Pombal deliberou, na reunião do passado dia 9, dar parecer favorável à localização de dois novos Parques Solares Fotovoltaicos, a instalar nas freguesias de Carriço e Louriçal.
Os parques preveem, cada um, um investimento de 12 milhões de euros e a instalação de 45.300 módulos fotovoltaicos com potência unitária de 450W e uma subestação.
Um deles tem instalação prevista para a zona nascente do aglomerado urbano das Matas do Louriçal, numa área de 47,7ha, com uma potência anual de 33.135MWh. O outro, tem instalação prevista na zona entre o aglomerado urbano do Grou e o lugar Guarda do Norte, numa área de 29,12ha, com uma potência anual de 38.700MWh.
A energia produzida em ambos os parques será transportada para a subestação do Louriçal.
A instalação destes parques, a concretizar-se, contribuirá para a concretização das metas traçadas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030 e no Plano de Ação para a Sustentabilidade Energética e Climática do Município de Pombal, promovendo a produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável.
No fim do mês de fevereiro, a Câmara Municipal tinha dado parecer favorável à instalação e um parque eólico na zona de Abiul, Vila Cã e União das Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.
No último ano, a Câmara Municipal tinha já emitido parecer favorável a um pedido de informação prévia para instalação de um parque fotovoltaico nos Alhais, com uma potência de 21,22MWp e com investimento previsto de 15 milhões de euros, e reconhecido o interesse público de um outro junto Parque Industrial Manuel da Mota, com uma potência de 23,496MWp e com um investimento previsto de 14 milhões de euros.
Estes investimentos, segundo a CM Pombal, "têm um efeito positivo na sustentabilidade energética e ambiental, mas também na criação de emprego no concelho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário