terça-feira, 14 de abril de 2020

Galeria Municipal abre as "portas" online


"Les bois flotté e outros trabalhos" é a exposição de escultura de Roberto Barata que, devido à atual situação de pandemia, está agora disponível para descobrir nos canais digitais do Município, no facebook e instagram. Esta mostra, que foi inaugurada no dia 7 de março e estaria patente ao público na Galeria Municipal até 30 de abril, é o culminar de um projeto de escultura, iniciado em 2017, com raízes e troncos de árvores que ficaram submersas aquando da construção da Barragem de Castelo do Bode nos anos 50 e recolhidos ao longo das suas margens. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, vê esta exposição como um "conjunto de trabalhos que nos elevam a alma. O ano 2017 ficará sempre recordado durante um largo período de tempo na nossa memória por razões menos positivas. Encaro esta exposição como um renascer de um problema que nos afetou e que resultou nestas obras de arte com uma representatividade do território única, uma leitura minha ainda que sabendo que a recolha é de troncos submersos de mais longo tempo". 

Para este projeto criativo não foi necessário cortar (matar) árvores, mas sim utilizar madeiras que o tempo e as águas moldaram, dando origem a peças que, pela sua originalidade, voltaram, depois de 66 anos, a ser olhadas, apreciadas e a ter uma nova vida. 

Roberto Barata, natural de Castelo Branco (Salgueiro do Campo) e residente em Dornes, Ferreira do Zêzere, desde cedo ligado às artes, passou pela pintura a óleo e aguarelas nos anos 70. A partir de 1982 dedicou-se à cerâmica figurativa e escultura em madeira, tendo participado em exposições e feiras de artesanato em várias cidades (Vila do Conde, Barcelos, Tomar, Santarém, Lisboa, entre outras). De 1992 a 1997 cria, com a Associação Cultural de Dornes, a Mostra de Artesanato, Gastronomia e Artes Tradicionais em Dornes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário