terça-feira, 14 de abril de 2020

Moçambique sem novos infectados pelo covid-19, mais de meia centena de casos suspeitos em Cabo Delgado por testar

As autoridades de saúde não registaram nenhum novo infectado pelo covid-19 em Moçambique nesta segunda-feira (13), contudo foram realizados apenas quatro testes que não incluíram os mais de 50 casos suspeitos identificados na Província de Cabo Delgado.

A Directora Nacional de Saúde Pública, Dra. Rosa Marlene, anunciou que entre domingo (12) e segunda-feira (13) não foram registados novos infectados pelo covid-19. “Em Moçambique, até hoje, 13 de Abril de 2020, foram testados 683 casos suspeitos, dos quais 4 nas últimas 24 horas. Dos novos casos testados todos revelaram-se negativos. Portanto, o nosso País continua com 21 casos positivos, sendo 13 de transmissão local e 8 importados”.

Contudo o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde (INS) clarificou que “os quatro testados fazem parte da vigilância de rotina do covid-19 em Moçambique e não da investigação relacionada com os casos de Cabo Delgado”.

De acordo com o Dr. Eduardo Samo Gudo Júnior as amostras de 50 casos suspeitos, 47 no acampamento da petrolífera Total na Península de Afungi e três na Cidade de Pemba, só chegaram na tarde desta segunda-feira (13) a Maputo, “serão testadas amanhã de manhã”.

O director-geral adjunto do INS disse ainda que amostras adicionais, de outros casos suspeitos do novo coronavírus na Província de Cabo Delgado, estão a ser recolhidas “e na quinta-feira (16) iremos testar e na quinta-feira faremos a partilha dos resultados adicionais”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário