terça-feira, 20 de outubro de 2020

ESPETÁCULO DE VICTOR HUGO PONTES NO TEATRO AVEIRENSE

Drama” tem por base uma obra de Luigi Pirandello; Apresentação conta com a comunidade local 

O espetáculo “Drama”, de Victor Hugo Pontes, será apresentado no próximo dia 24 de outubro, sábado no Teatro Aveirense. Esta é uma coreografia construída com a comunidade local, que foi convidada a participar nesta apresentação através de uma oficina desenvolvida nos dias anteriores ao espetáculo.

“Drama” parte da obra “Seis Personagens à Procura de Um Au¬tor” (1921), de Luigi Pirandello, e dá continuidade à pesquisa de Victor Hugo Pontes em torno das fronteiras que separam (ou não) o teatro e a dança, a palavra e o movimento. “Drama” recria cena a cena a peça seminal de Pirandello, levando mais longe as questões acerca do próprio ato criativo: até que ponto é possível coreografar um clássico da dramaturgia? Que tipo de objeto resulta? Que interpretações são suscitadas? Tal como acontece em Pirandello, “Drama”, ao ampliar o jogo metateatral da peça recriada e ao romper com convenções da composição coreográfica, cria uma linguagem artística simultaneamente peculiar e desafiadora, quer para o coreógrafo e os intérpretes, quer para o público.

Os bilhetes custam 5,00€ e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Aveirense ou através da Ticketline (https://ticketline.sapo.pt).


 EXPOSIÇÃO “MUSEU DE CAUSAS”

Estará patente na sala de exposições temporárias do Museu de Aveiro/Santa Joana, de 24 do outubro a 29 de novembro, a exposição “Museu de Causas / Coleções Agostinho Santos”. Esta mostra, com um conceito de instalação de obras de arte, integra-se no Projeto para a construção do Museu de Causas/Coleções Agostinho Santos.

Agostinho Santos explica como foi crescendo a coleção. Refere que uma parte é fruto do seu imenso trabalho artístico (individual e em parceria) e uma outra parte constitui o acervo das peças que lhe foram sendo oferecidas pelos seus amigos portugueses e estrangeiros, contabilizando a presença de 65 autores.

As “causas” a que se refere nos trabalhos que fazem parte da coleção remetem para os problemas que nos afetam como as injustiças, as guerras, a fome, o desemprego, a degradação dos direitos dos trabalhadores, a corrupção e os problemas ambientais, entre outros.

A exposição tem como curadora Maria Afonso, artista plástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário