terça-feira, 20 de outubro de 2020

Município lança novas ações de combate à COVID-19


O Município de Leiria criou um novo pacote com 34 medidas de prevenção e combate à pandemia da COVID-19, em resultado do aumento do número de casos de infeção, contemplando as áreas da prevenção e contenção da propagação, saúde e ambiente, social, educação e cultura, desporto e economia.

“Exige-se uma estratégia centrada nas pessoas que vise a preservação de vidas humanas, a proteção dos mais vulneráveis e a adequação de comportamentos e atitudes face ao crescimento da pandemia”, refere um despacho emitido esta terça-feira pelo Presidente da Câmara Municipal de Leiria.

Importa “acompanhar a evolução epidemiológica e dar resposta às necessidades das populações, privilegiando a prontidão na resposta dos atores locais e a criação de mecanismos de resposta comunitária”, acrescenta Gonçalo Lopes.

A partir desta terça-feira, serão implementadas várias ações, que vão desde o lançamento de uma campanha de sensibilização para consciência individual, a recomendação do uso de máscara comunitária na presença de pessoas fora do agregado familiar até à disponibilização de material de proteção às Corporações de Bombeiros e Forças de Segurança.

Na área da saúde e ambiente, é de destacar a instalação de uma Área Dedicada às Doenças Respiratórias (ADR), já em funcionamento no Estádio Municipal, e a aquisição de testes de diagnóstico para apoio aos grupos mais vulneráveis, assim como o lançamento da campanha ambiental “Não Sejas PALU”.

As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e os lares de idosos do concelho serão reforçados com diversos equipamentos de proteção individual e serão dinamizadas ações de formação dirigidas aos funcionamentos destas entidades.

Ao nível da educação, o número de alunos do ensino superior a beneficiar de bolsas de estudo duplica, passando de 50 para 100, e o valor desta comparticipação aumenta de 500 para 750 euros.

A redução da taxa de utilização dos espaços desportivos mantém-se até outubro de 2021, sendo também esta a nova data para o fim da autorização especial de ocupação do espaço público com esplanadas abertas, bem como da isenção das respetivas taxas.

Ainda no setor económico, o Município vai criar o Leiria Christmas Market, um programa que pretende contribuir para a dinamização do comércio, e desenvolver um projeto de redução do desperdício alimentar, através da canalização de produtos frescos excedentes dos mercados municipais para as IPSS e famílias com necessidades identificadas.

Para o Presidente da Câmara Municipal, este novo pacote “é a atitude mais correta para a contenção de eventuais surtos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário