terça-feira, 20 de outubro de 2020

Município de Proença-a-a-Nova adere ao SmartFarmer

Plataforma de comércio online valoriza produtos endógenos 
O Município de Proença-a-Nova aderiu como parceiro ao SmartFarmer – uma plataforma de comércio digital de produtos agrícolas nacionais concebida pela Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, que tem como principal missão apoiar pequenos e médios produtores agroalimentares, valorizando produtos endógenos e, consequentemente, a criação de emprego e fixação de pessoas no território. 

“O Município de Proença-a-Nova, através da marca Proença-a-Nova Origem, da sua loja on-line e dos respetivos pontos de distribuição tem procurado apoiar os nossos produtores e produtos locais, a adesão a esta plataforma é mais um contributo nesse apoio e na ampliação e diversificação da rede de distribuição e venda dos nossos melhores produtos”, considera João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal. 

Através deste canal de escoamento eletrónico, os produtores beneficiam de uma maior rentabilidade do seu negócio ao potenciar as vendas e a promoção do consumo de produtos locais. Além disso, esta é uma prática sustentável, reduzindo os consumos de energia e refrigeração ao nível do armazenamento e transporte dos produtos. Este projeto tem em vista a criação de um sistema alimentar mais são, justo e sustentável, aproximando produtores e consumidores através de circuitos agroalimentares curtos – venda direta entre produtor e consumidor ou venda indireta através de um intermediário. 

O Smartfarmer conta igualmente com uma rede privilegiada de parceiros locais e reúne os produtos de diferentes produtores de Norte a Sul do país em que estes têm a oportunidade de os comercializar no mercado digital nacional. 

A apresentação do projeto em Proença-a-Nova aconteceu sob o formato de webinar a 14 de outubro e contou com a participação de dois produtores da marca Proença-a-Nova Origem – Almeida & Filhos e Monte Barbo. Todos os produtores que estiverem interessados em aderir deverão contactar o Município através do e-mail segurancalimentar@cm-proencanova.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário