domingo, 5 de abril de 2020

Covid-19: Ovar já testou 2,1% da população e aplanou a curva de evolução da doença

Covid-19: Ovar já tem linha telefónica própria para retirar ...
O Município de Ovar, sujeito a cerco sanitário devido à covid-19, disse hoje que 2,1% da população local já foi rastreada e que o gráfico de evolução da doença começa a evidenciar tendência decrescente.
A informação foi revelada num vídeo público do presidente da autarquia do distrito de Aveiro, que, envergando uma t-shirt branca decorada com um arco-íris e com a mensagem "Vai ficar tudo bem", anunciou que essas eram "boas notícias" para o concelho de 55.400 habitantes sujeito a quarentena geográfica desde 18 de março e até 17 de abril.
"Temos já mais de 1.200 testes feitos cá em Ovar, o que corresponde a ter mais de 2,1% da população testada. É um número maior do que [aquele que se verifica] em temos nacionais, em que se testou apenas 0,7% da população", declara Salvador Malheiro no vídeo.
Defendendo que essa "velocidade de cruzeiro" permite já retirar da situação "algumas conclusões baseadas em números reais e não em projeções", o autarca acrescenta: "A nossa curva de novos casos confirmados [de covid-19], para além de começar a ficar achatada, já tem uma tendência decrescente, o que é uma excelente notícia".
Os dados oficiais disponibilizados hoje ao fim da tarde pela autarquia, onde o primeiro residente infetado pelo novo coronavírus foi detetado a 11 de março, indicavam agora 388 diagnósticos positivos, 16 óbitos provocados pela doença e cinco recuperações.
Desse universo atual de doentes, 23 são idosos que vivem num dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Ovar, cujo provedor, em declarações hoje à Lusa, apelou para que as autoridades de saúde internassem esses infetados em meio hospitalar, por a instituição não ter condições adequadas para garantir o seu devido acompanhamento médico.
Os doentes com necessidade de internamento hospitalar estão entretanto distribuídos por várias unidades de saúde de Ovar, Aveiro, Santa Maria da Feira e Porto, mas na Arena Dolce Vita do concelho sob cerco profilático também já está instalado um hospital de campanha com 100 camas.
"Os equipamentos clínicos estão a chegar, o corpo médico e de enfermagem também, e hoje decidimos comprar 28 camas articuladas e 13 monitores para que este hospital seja uma realidade no início da próxima semana e possa começar a receber aqueles que precisam de cuidados hospitalares", anunciou Salvador Malheiro.
Ainda nesse contexto, o autarca deixou depois um apelo à comunidade: "Queremos para o nosso hospital de campanha um nome que nos una e congregue todo este espírito vareiro, portanto deixem as vossas sugestões".
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário