domingo, 5 de abril de 2020

Sindicato dos Jornalistas pede apoio urgente para sobrevivência dos jornais e rádios locais

Duas listas concorrem às eleições para o Sindicato dos Jornalistas
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considerou hoje urgente "criar medidas de apoio, quer ao nível do Governo quer das autarquias", para garantir a sobrevivência de jornais e rádios locais devido à declaração do estado de emergência.
Num comunicado hoje divulgado, o SJ afirma que "recebeu, nos últimos dias, relatos angustiantes do que está a acontecer na imprensa regional e, por isso, considera urgente apoiar o setor".
O SJ afirma ainda que "não se trata apenas de um problema laboral, com centenas ou milhares de jornalistas a caminhar para o desemprego, a seguir a um eventual 'lay-off'" porque "a maioria dos assinantes da imprensa local e regional cabe na população envelhecida de cada região, que assim ficará ainda mais isolada da realidade que a circunda".
"A maioria dos jornais locais e regionais vivia, há muitos anos, no fio da navalha, mas a pandemia e o estado de emergência aceleraram a queda, que foi brusca e rápida: uma boa parte dos títulos suspendeu já a publicação", diz o SJ.
No comunicado, o SJ defende que "é urgente fazer cumprir a lei da publicidade institucional", fazendo-a chegar aos media regionais porque muitos (dos jornais) sobrevivem de publicidade (a cargo sobretudo do comércio), assinaturas e vendas em banca.
Entretanto, o SJ apela a todos os jornalistas espalhados pelo país que reportem, "para o email SJCovid19@gmail.com, os casos de suspensão de publicações, despedimentos (como já está a acontecer também) ou qualquer aproveitamento ou situação abusiva por parte das entidades empregadoras".
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário