terça-feira, 2 de agosto de 2016

QUINTINO AIRES ARRISCA (MAIS UM) CASTIGO DA ORDEM DOS PSICÓLOGOS E PENA DE PRISÃO


 
(cv) YouTube
Psicólogo Quintino Aires no programa Você na TV da TVI
Psicólogo Quintino Aires no programa Você na TV da TVI
A Ordem dos Psicólogos está a analisar os comentários de Quintino Aires no programa da TVI “Você na TV”, após várias queixas pela forma como este falou da comunidade cigana. O psicólogo, que já foi suspenso antes pela OP, também arrisca uma pena de prisão.
As declarações de Quintino Aires na TVI geraram uma onda de indignação e o psicólogo está a ser acusado de racismo, depois de ter dito que “a etnia cigana não respeita as normas do país onde vive” e que “a maioria” dos elementos desta comunidade “vive dos subsídios ou trafica droga”.
A direcção da Ordem dos Psicólogos entende que estas palavras são “de extrema gravidade” e vai assim solicitar ao Conselho de Jurisdição para averiguar os comentários do psicólogo, escreve oPúblico.
Esta não é a primeira vez que Quintino Aires dá “trabalho” ao órgão jurisdicional da OP, apurou o mesmo jornal, que salienta que a Ordem já tentou sancioná-lo antes, sem nunca o conseguir.
Estão em causa duas penas de repreensão e uma pena de suspensão por três meses, relativas a casos distintos, que o psicólogo refutou nos tribunais administrativos, onde ainda decorrem os casos.

Má conduta profissional e comentários sobre sexo

A pena de suspensão reporta a um caso em que o psicólogo aconselhou duas mães de crianças, seguidas em pedo-psiquiatria e que estavam a tomar medicamentos, a deixarem de lhos dar, conforme reporta o jornal.
Esta intervenção é vista pela OP como uma má conduta profissional porque os psicólogos não podem prescrever medicamentos e muito menos suspender a toma dos mesmos.
Em 2014, Quintino Aires foi repreendido pela Ordem com uma pena suspensa por dois anos, depois de ter criticado um concorrente do reality show da TVI “Casa dos Segredos 2″ por este ainda não ter iniciado a vida sexual aos 26 anos de idade.
O sexólogo disse, na altura, no programa da Rádio Antena 3 “A hora do sexo”, que a virgindade é uma “patologia social” e um problema de “saúde pública”.
A outra pena de repreensão, também emitida em 2014, respeita a declarações de Quintino Aires numa entrevista à revista Happy Woman, onde disse que “fazer sexo com animais aumenta a ligação entre o ser humano e a natureza” e que é “uma celebração das nossas origens”, porque “no fundo somos todos animais”.

Psicólogo arrisca processo-crime

Entretanto, a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) também abriu um processo para analisar as palavras do psicólogo sobre a comunidade cigana.
Um dado confirmado ao Público pelo presidente da comissão, o alto-comissário para as Migrações,Pedro Calado, que refere que o profissional arrisca um processo de contra-ordenação ou um processo-crime por discriminação racial.
No caso de a CICDR invocar que está em causa um crime, deverá encaminhar uma queixa para o Ministério Público que pode também, por moto próprio, abrir um inquérito porque está em causa umcrime público, destaca o mesmo jornal.
O Código Penal prevê uma pena de prisão de seis meses a cinco anos para o crime de discriminação racial.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário