terça-feira, 2 de agosto de 2016

360º - Turquia, sete séculos de sonhos e pesadelos (parte I), e passatempos e leituras para o seu verão

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Boa notícia do dia. natalidade parece ter voltado a crescer, segundo o número de testes do pezinho.

Má notícia, sobretudo para os comerciantes. Dez mil vão ter de mudar as máquinas registadoras depois do governo anunciar que vai anular a certificação de dois programas de facturação por permitirem burlas. Notícia da TSF. 

O caso Sócrates parece não ter tirado férias judiciais. O CM noticia hoje que mais três contas do empresário Carlos Santos Silva foram congeladas por suspeitas de pertencerem ao ex-primeiro-ministro. Em causa estão 800 mil euros, alguns investidos em ações com fortes perdas como a Oi.

O Estado americano do Texas passou a autorizar que se levem armas para os campus das universidades. É o oitavo estado a permiti-lo, apesar da onda de tiroteios mortais no país.

Ainda nos EUA, o Estado de Nova Iorque vai proibir cerca de 3.000 pedófilos em liberdade condicional de jogar Pókemon Go. Em nome da segurança das crianças.

Portugal tem mais um campeão do Mundo, agora em motonáutica. Após ter-se sagrado campeão europeu em 2015,Pedro Fortuna conseguiu vencer o título mundial, na categoria de HR850. Marcelo pode ir preparando mais medalhas.


Informação relevante
As burlas, as extorsões e outros crimes semelhantes estão a aumentar no Facebook. Em Espanha foram já detetadas máfias criminosas 'especializadas'. Por cá são cada vez mais os crimes praticados através das redes. Vários já chegaram a tribunal.

A compra de dívida pública portuguesa pelo BCE voltou a bater valores mínimos em julho. Caiu para 957 milhões (menos 500 milhões do que há um ano).

É mais uma decisão a favor dos colégios privados. O Tribunal de Coimbra entendeu que duas escolas com contrato de associação vão poder receber inscrições e matrículas sem limitação geográfica. Mas, escreve hoje o Público, ainda há muito que decidir: a maioria das 20 providências cautelares ainda não foi avaliada. No DN, a história vem via Ministério da Educação, que acusa um juiz de julgar em causa própria: deu provimento a duas ações de colégios contra Estado e vai ainda decidir uma terceira, quando ele próprio colocou, em 2012, uma ação semelhante e tem um filha numa dessas escolas.
O CDS quer enviar a lei das barrigas de aluguer para o Tribunal Constitucional. Os centristas estão a reunir assinaturas para  pedir a fiscalização sucessiva do diploma que regula a gestação de substituição, promulgado no sábado pelo Presidente da República. Uma das dúvidas que levantam é a de que a criança não saberá os seus dados genéticos.

O funeral de Moniz Pereira realiza-se esta tarde (16h00). Numa última homenagem, Naide Gomes escolheu o Observador para escrever um texto de gratidão ao 'professor' que lhe ensinou esta máxima: “Meninos, se partirem uma perna, vai com a outra. Se partirem as duas, vão a rastejar. Portanto, é acabar”.

Um atentado terrorista no Reino Unido “é uma questão de quando, não de se.” Quem o diz é responsável máximo da polícia britânica que considera “muito provável” que o ataque aconteça brevemente, na sequência dos atentados que abalaram a Europa e o Médio Oriente nos últimos meses.

Entretanto, soube-se que o Estado Islâmico procura tradutores de português e espanhol, provavelmente para difundir a mensagem jihadista na América latina, Brasil (à beira dos Jogos) incluído. "Se falas uma destas línguas e te queres juntar à nossa equipa de tradutores, por favor clica aqui", dizia uma mensagem difundida de forma automática pelo grupo terrorista nas redes sociais. Em França, vão ser fechadas mesquitas e expulso alguns imãs. Na Líbia, os EUA estão a atacar posições do Daesh a pedido do governo local. Os ataques terão provocado "pesadas baixas".

Outras preocupações em Espanha. Mais de um ano e meio depois, o país continua sem governo. E o calendário para evitar novas eleições (as terceiras) é complicado. E pode valer um valente multa de Bruxelas.

Verdadeiramente surpreendente. Os UHF já não vão tocar na festa do Avante! A banda não gostou de ver quealguns cartazes não referiam a sua participação e cancelaram aquele que seria o seu oitavo concerto na Quinta da Atalaia.

 
Os nossos Especiais
(ou as melhores leituras para as férias)
Há duas semanas, a Turquia viveu um golpe de estado falhado, que passou em direto nas tv e na internet. Mas que país é este, entalado entre a Europa e a Ásia, misto de religiões? Os turcos têm uma tão grande e rica história, que o José Carlos Fernandes teve de dividir em dois capítulos os sete séculos de sonhos e pesadelos. Já pode ler a primeira parte: tudo começou com um sonho, a partiu do qual nasceu o Império Otomano. Logo à noite terá o capítulo final: o que é agora o país de Erdogan.

Hillary pode vencer de 889 formas diferentes, Trump apenas de 127. Mas no fim, há 537 votos que decidem tudo. Em vídeo, a Lucy Pepper e o João de Almeida Dias explicam todas as probabilidades de vitória dos dois candidatos às eleições americanas de novembro.

Se é investidor, tem todo o interesse em ler o que pensa Carim Habib, ex-Deutsche Bank. Este consultor está a afinar uma estratégia de investimento em dívida pública para lançar um fundo a partir de Lisboa. Porque a dívida alemã está muito cara, sublinha ele em entrevista ao David Almas.

O enfermeiro Vítor Varela é um dos muitos que faz partos em casa
. Os tais que o governo não quer regulamentar. A Sónia Simões falou com ele, ouviu histórias, escutou avisos e ficou com esta ideia: há cada vez mais mulheres a querer ter bebés no conforto do seu lar. Mesmo com riscos.

(estes e outros artigos para ler com mais tempo, sobretudo se estiver de férias, estão selecionados e agrupados neste Especiais para Ler no Verão)


Notícias surpreendentes
O El País selecionou as dez praias nudistas mais espetaculares de Portugal. Esta foi a escolha. A maioria fica na região de Lisboa (e nem todas são oficiais).

Por falar em espetacular, será este o novo hotel mais luxuoso da Europa? Abriu segunda-feira em Itália, junto ao lago Como, onde Clooney e Mourinho têm casas de férias. Espreite e diga de sua justiça.

Para si que está de férias (ou no lago Como, quem sabe), o bronze disfarça qualquer noite mal dormida. Mas para os que continuam a trabalhar é (mais que nunca) importante conhecer estas seis coisas sobre as olheiras.

Com a evolução tecnológica, já pensou que mundo teremos em 2026, daqui a apenas 10 anos? Uma equipa de especialistas listou 10 invenções que têm tanto de extraordinárias, como de possíveis. Como implantes cerebrais para ler a mente de outras pessoas ou até comprimidos para mudar de sexo.(e, seguramente, algo para tirar as olheiras).

Enquanto o futuro não chega, treine o seu cérebro com mais um teste de inteligência. Este é um exercício que apenas 4% dos adultos consegue resolver (e, sim, causa olheiras). Para as crianças, curiosamente, até parece ser fácil.

Este verão no Observador tem muitos destes passatempos para as férias e, relembro outra vez, artigos para ler com tempo. E, claro, toda a informação que importa. Vá passando por cá.

Um dia feliz e produtivo (a trabalhar ou de férias)

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário