terça-feira, 2 de agosto de 2016

S A L V A Ç Ã O

Salvação é um ato soberano da vontade de Deus, que em seu filho, nos reconciliou consigo mesmo. É ainda, a demonstração do imenso amor de Deus por toda a humanidade.
É o maior presente de Deus ao homem, sua criação mais perfeita. Sua obra prima!
Em Atos, 4 : 12, vemos que não há salvação que não seja através do nome de Jesus. Não há outro nome. Sem Jesus não há como chegar ao paraíso. Ele é a porta de entrada dos céus!
A salvação da humanidade tem como característica, dois atos de Deus, ou seja, a soberana vontade, e a infinita misericórdia, ou graça do Senhor.
E em 2 Corintíos 5 : 18, o apóstolo Paulo mostra que somos reconciliados com Deus, por intermédio de Cristo. Ele, Cristo, nos outorgou o ministério da reconciliação. Uh, glória!
Em João 1 : 12, observamos a diferença entre os filhos e as criaturas de Deus. Filhos são os que recebem a Jesus, e creem no seu nome, e seguem os seus passos. Criaturas são os que vivem no mundo, e amam o mundo e as coisas do mundo.
Nossa salvação custou um alto preço para Jesus, mas para nós a salvação é gratuita, não obstante, jamais poderíamos pagar por este resgate. Nem por obras, nem por nada que fizéssemos. Só pela graça de Deus. E isso está muito bem corroborado em Efésios 2 : 8 e 9.
Todos necessitam salvação, e todos necessitam arrepender-se de seus pecados, porque o pecado entrou no mundo ainda no Éden, logo após a criação do mundo.
E Deus só exigiu obediência do homem. E Deus não foi atendido! O homem desobedeceu. Transgrediu. Pecou!
Resultado de imagem para S A L V A Ç Ã OE para toda descendência do homem, foi transmitida como herança, o estigma do pecado e da morte. Tudo que nos acontece é herança do pecado, e isso é muito claro em Romanos 5 : 12, onde lemos: “ Concluindo, da mesma forma como o pecado ingressou no mundo por meio de um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte foi legada a todos os seres humanos, porquanto todos pecaram.”
Como escapar desta condenação? Romanos 8 : 1 é direto ao ponto: “Portanto, agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.”
Mas, meus prezados leitores, os efeitos do pecado afetam o homem, física, moral e espiritualmente, e sempre de forma muito negativa.  As consequências do pecado nos afetam e acarretam sete diferentes coisas:
Auto justificação:  Adão e Eva sentiram-se nus e cobriram-se com folhas das árvores próximas.
Medo: Ao ouvirem a voz de Deus, Adão e Eva tiveram medo.
Trabalho: A partir daqui será preciso trabalhar para comer. Tudo com dores e sacrifícios.
Morte: O homem retorna ao pó da terra.
Expulsão do Éden: Deus expulsa o homem do céu.
Violência e homicídios: Caim matou Abel. As brigas, a violência, os homicídios começam e não param mais. Observe o mundo a sua volta...
A maldade abate o homem: O homem torna-se mau, e se corrompe, e se prostitui, e se violenta, e vem enfermidades que o debilitam, o destroem, e o reduzem a cacos.
Para sermos salvos e alcançarmos a glória de Deus, precisamos considerar três aspectos distintos e simultâneos:
1- Justificação : Como justificar-se com Deus? Ora, a morte de Jesus permitiu justificativas. Deus é o ofendido e Ele reconcilia consigo mesmo, o homem ofensor.
2- Regeneração : Em pecado, o homem está longe de Deus e nas mãos de Satanás. A morte de Cristo nos livrou do pecado, e somos novas criaturas.
3- Santificação : O homem abandona o pecado. Ora, isto se refletirá nas atitudes exteriores do homem convertido. O seu comportamento é santo, e todos percebem.
O resultado da salvação é possuir uma fé viva em Cristo. É obter vitória sobre o mundo, e sobre o pecado.
As pessoas pecam porque são tentadas. Eva foi enganada porque não conhecia o perigo a que estava exposta, por isso, fortaleça-se em suas fraquezas. Não ceda a tentação... Pode ser gostoso, mas é muito perigoso...
Cada um de nós conhece os pontos em que somos mais fragilizados, e o inimigo também sabe onde somos fracos. E ele não deixa barato, e sempre cria situações que nos levam a pecar.
Seja sábio, fortaleça-se e fuja das armadilhas que Satanás arma contra você. Lembre-se amiúde que o Espírito Santo está em nós, e Ele é nosso melhor amigo, e nosso mais esforçado conselheiro. Recorra ao Espírito Santo e vigie todo o tempo.
Sim, vigie todo o tempo. Sabe por quê?
Porque o resultado da salvação é tornar-se membro da família de Deus, no paraíso. Que glória!
Curitiba, 01 de agosto de 2016.
João Antonio Pagliosa

p.s.: Este artigo foi escrito com base na ministração do Pastor Fernando Redmerski, no culto da Igreja Meva de Curitiba, no dia 31 de julho de 2016. Glória a Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário