terça-feira, 2 de agosto de 2016

Hora de Fecho: A cigana que fugiu para não andar de luto

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
DIREITOS HUMANOS 
Assim que o marido morreu, obrigaram-na a cortar o cabelo e a vestir-se de negro. Ao fim de sete meses, Laura fugiu da comunidade e começou uma vida nova: casou e teve gémeos.
IMI 
António Leitão Amaro, vice-presidente do PSD, diz que o partido vai apresentar um requerimento para suspender as alterações ao IMI e obrigar a uma votação no Parlamento.
IRS 
A norma atual, que entrou em vigor no ano passado, prevê que os casais que entreguem a declaração fora do prazo não possam optar pela tributação conjunta. Governo quer revogar essa norma.
CRIME 
James Watson, 35 anos, foi detido pela PJ e pela polícia britânica em Lisboa. É suspeito do homicídio de uma criança em Inglaterra, tinha ele 13 anos. A vítima tinha seis.
HISTÓRIA 
De um sonho nasceu o Império Otomano e outro sonho converteu o império em república. Que sonhos povoarão hoje as noites de Erdoğan? Esta é a primeira parte de um especial sobre a história da Turquia.
PAPA FRANCISCO 
Depois de ter anunciado, em maio, a sua intenção de estudar o assunto, o Papa Francisco instituiu uma comissão oficial que vai estudar o diaconado das mulheres ao longo da história da Igreja.
TRIBUNAL 
Um juiz do Tribunal de Coimbra decidiu sobre providências cautelares interpostas por colégios privados. Num deles estuda a filha. O Ministério da Educação pediu três vezes a sua escusa. Não conseguiu.
ELEIÇÕES ESPANHA 2016 
Pedro Sánchez recusou a proposta de Rajoy, que precisa do seu apoio e do de Alberto Rivera para formar governo. O atual líder do governo ameaça com novas eleições, se Sánchez recusar.
FOTOGALERIA 
O homem que lê para o colega analfabeto, a menina solidária para o professor homossexual, o rapaz que joga com o amigo separados por um vidro. 27 imagens que provam que o mundo não é um lugar mau.
FOTOGRAFIA 
O álbum de família está em extinção mas Humberto Brito escreve sobre imagens de outros tempos e apresenta o desafio do Observador: envie-nos as suas fotos de Verão, vamos publicar a melhores.
TESTES 
As crianças parecem ser as que mais facilmente respondem a estas perguntas. No mundo dos adultos, apenas 4% consegue passar com nota máxima a este teste de inteligência. Quer testar o seu QI?
Opinião

Laurinda Alves
Grandes líderes disseram o essencial sobre o perdão. Olho por olho e o mundo acabará cego, lembrou Gandhi. É muito fácil enfraquecer e destruir, heróis são os que pacificam e constroem, disse Mandela.

José Conde Rodrigues
Quando a Europa, na sua pretensa a-religiosidade, pensava poder integrar os turcos otomanos na sua gerigonça institucional, eis que o Sultão regressa de mansinho e volta a alterar as regras do jogo.

Paulo de Almeida Sande
D. Pedro rodeia-se de gente de qualidade e tenta criar indústrias, desenvolve a do vinho, reforma a agricultura e o comércio. Até que o ouro do Brasil faz do país rico, e as reformas são interrompidas

João Pires da Cruz
O facto do senhor alemão nos emprestar dinheiro para gastarmos mais no Estado, não nos faz mais ricos, faz-nos mais pobres, pois só parte do dinheiro que gastamos no Estado beneficia o país.

João Carlos Espada
A nova esquerda pós-moderna representa uma grave ruptura com a esquerda liberal (ou social-democrata) tradicional, a qual partilhava um chão comum com a direita moderada - o que sustenta a democracia.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário