terça-feira, 2 de agosto de 2016

Férias e Vida Social vs deveres cívicos

Poderá parecer, à primeira vista, que as férias nada têm que ver com a vida social. Se, no entanto, reflectirmos um pouco, depressa compreenderemos quão grave é o dever de todos aqueles que se deslocam das suas terras, em gozo de férias, de se dedicarem ao bem comum.

Em primeiro lugar, importa não esquecer que as pessoas que nos servem (nos hotéis, nas pensões, nas termas, nos balneários, nos bares, nos cafés, nas explanadas, etc., são seres humanos, cuja dignidade deve ser respeitada, tanto como exigimos seja respeitada a nossa dignidade.

Novos e "velhos", homens e mulheres, cada um tem a sua história, a sua vida íntima, porventura o seu drama, o seu calvário. Tem direito à nossa palavra amiga e delicada, a uma amostra de interesse pelo seu caso.

É intolerável a atitude sobranceira das pessoas que desprezam os que as servem, pelo facto de pagarem os serviços, embora generosamente. Tal atitude gera a revolta e o desprezo.

Em segundo lugar, devemos a essas pessoas, bem como à população da terra onde nos encontramos, o bom exemplo da nossa vida, do nosso modo de ser, da nossa linguagem, do nosso vestuário, dos nossos divertimentos.

Resultado de imagem para Férias e Vida SocialHá veraneantes que são autênticos agentes de corrupção, pelas liberdades que se permitem. Impõe-se o dever de não escandalizar o meio onde nos encontramos.
Por vezes, aquilo que não impressiona nem escandaliza no nosso meio, pode ser elemento de escândalo na terra onde nos encontramos.

Em terceiro lugar, como membros da sociedade, devemos dar o nosso contributo para a elevação e aperfeiçoamento do povo. É assim que as férias podem ser fecundas e abençoadas, quero dizer: desfrutadas da melhor maneira.

As férias são aquele período, mais ou menos longo, durante o qual nos entregamos ao revigoramento físico, intelectual e moral, para, com mais proveito, cumprirmos os nossos deveres profissionais ou familiares.

Individualmente, tiraremos proveito das férias se tivermos a coragem de organizar e cumprir um programa de férias, que encare a vida total - espiritual, religiosa (para os que são cristãos), intelectual, física, familiar e social.

No período de férias, a família revigora os laços de amizade, de dedicação, de sacrifício, e defende os seus membros do contágio malsão dos divertimentos desmoralizadores.

Durante as férias há deveres sociais de bom exemplo, de caridade que não pode nem deve deixar de se cumprir, um deles por exemplo, procurar dar Sangue no Posto Fixo da ADASCA no caso de se encontrar em Aveiro.

As Colheitas decorrerão conforme as datas no folheto em anexo, as quais pedimos a sua melhor divulgação entre os familiares e amigos de cada um, no sentido de os sensibilizar para a máxima importância da dádiva de sangue nos dias que vivemos, em que as pessoas cada vez mais optam pelo comodismo e pela indiferença em relação ao próximo, quando todos devíamos ser mais solidários uns para com os outros.

Esta indiferença incomoda-nos, até porque durante o Verão com as férias grandes, a escassez de sangue é mais acentuada.

Todos sabemos que os doentes que necessitam de transfusões de sangue não vão de férias, os hospitais não fecham para férias, as cirurgias não podem ser adiadas por muito tempo, os acidentes rodoviários e de trabalho graves acontecem todos dias, um sem fim de razões para não ficarmos indiferentes.

A DÁDIVA DE SANGUE É UM GRANDE GESTO DE SOLIDARIEDADE PARA COM O PRÓXIMO QUE NEM CONHECEMOS. A próxima Colheita de Sangue vai decorrer no Dia 3 (4ª. feira) no Posto Fixo da ADASCA, entre as 16 e as 20 horas.
Contamos consigo, faça-se acompanhar do B.I. e do Cartão de Dador de Sangue, se é que já o é.

Como sempre ao vosso dispor, sou,

Joaquim M. C. Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

A LEVAR NA BAGAGEM
- Cartão Nacional de Dador de Sangue
- Solução desinfectante para feridas;
- Fita adesiva;
- Ligaduras;
- Termómetro clínico;
- Gotas oftálmicas emolientes;
- Repelente de insectos;
- Tratamento para as picadas de insectos;
- Descongestionante nasal;
- Sais de reidratação oral;
- Tesouras e alfinetes de segurança;
- Analgésico simples (p. ex., paracetamol);
- Compressas esterilizadas.

(Adaptado)


Nenhum comentário:

Postar um comentário