terça-feira, 8 de novembro de 2016

AFINAL QUEM VAI PARA A CAIXA É FERNANDO PESSOA

Quem agarrar o novo livro de Fernando Pessoa que aí vem vai sentir na mão a madeira. Foi Álvaro de Campos, num dos seus poemas, que escreveu: «Sentindo húmida da noite a madeira onde agarro, / Debruço-me para o infinito e, um pouco, para mim.» Numa edição monumental, Tabacaria, de Álvaro de Campos, vai chegar às noites húmidas, que aí vêm, numa madeira pronta a enfrentar o infinito. É mais do que um livro. É também um álbum com 25 fotografias inéditas da Baixa de Lisboa. E esses dois volumes vêm presos numa meia caixa de choupo, seccionada transversalmente. Esta caixa-livro é obra de uma empresa portuguesa, de Proença-a-Nova, a Ambienti d’Interni, que recentemente brilhou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, fazendo as inovadoras caixas com as medalhas de ouro, prata e bronze, que premiaram os atletas vencedores. «Desta vez – afirma Carlos Silva, sócio da empresa – respondemos ao desafio da Guerra e Paz editores. Trouxeram-nos um livro de Fernando Pessoa e o que nós fizemos foi procurar os materiais e as formas que pudessem ser equivalentes à delicadeza e à elegância do livro.» 

A caixa em que a obra de Fernando Pessoa fica agora depositada é de madeira de álamo ou choupo (populus alba), revestida de uma orla em madeira de maple (aceraceae). Duas faces da madeira, capa e contracapa, têm impressão directa UV e a lombada da caixa foi impressa a laser 50W, com acabamento final com protecção de verniz mate. «Nunca tínhamos feito um livro com estas dimensões – garante o editor Manuel S. Fonseca – e encontrámos na Ambienti d’ Interni o parceiro inovador certo para o projecto. Olha-se para o objecto e se bem que a dimensão lá esteja, o que privilegiadamente vemos é a elegância.» «Mistérios da madeira…», responde Carlos Silva.
É um livro, mas é um livro que nos traz um som diferente. Como num verso disse Álvaro de Campos: «O ruído do ranger da madeira é dentro da alma...» Nunca a Tabacaria de Álvaro de Campos e Fernando Pessoa tinha tido uma música assim. Resultado do encontro inovador de duas empresas, uma da indústria da madeira, outra da indústria do livro. 

Grata pela atenção,

Vânia Custódio | Comunicação
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal




__________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário