terça-feira, 8 de novembro de 2016

Fernando Santos vai receber o grau de doutor «honoris causa»

Resultado de imagem para Fernando Santos vai receber o grau de doutor «honoris causa»

Homenagem promovida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)

O selecionador Fernando Santos vai receber a 18 de novembro o grau de doutor «honoris causa» pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, numa homenagem ao seu percurso profissional.
A UTAD anunciou esta terça-feira, em comunicado, que com a atribuição deste grau honorífico pretende homenagear o percurso profissional na atividade desportiva de Fernando Santos.
A academia destacou os resultados obtidos pela Seleção Nacional no Campeonato da Europa, no qual Portugal se sagrou campeão, e realçou os «valores desportivos que tem vindo a aplicar e a incentivar e que lhe permitem deixar uma marca na história do desporto português».
O selecionador nacional nasceu a 10 de outubro de 1954, em Lisboa, formou-se como engenheiro técnico de Eletrónica e Telecomunicações, em 1977, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, e foi diretor dos serviços técnicos no Hotel Palácio Estoril, entre 1981 e 1998.
Iniciou a sua carreira de jogador de futebol no Operário da Graça, em 1970/71, passou pelo Benfica e pelo Marítimo e, em 1987, assumiu a condição de treinador do Estoril-Praia, seguindo-se Estrela da Amadora, FC Porto, Sporting, Benfica, AEK, PAOK Salónica e Panathinaikos, os últimos três da Grécia.
Em 2010, aceitou o convite para orientar a seleção grega e, em setembro de 2014, foi apresentado como treinador da seleção portuguesa, conseguindo a qualificação para o Euro2016.
Em 2016, sob a sua liderança técnica, a seleção nacional sagrou-se campeã europeia, depois de vencer na final a anfitriã França, por 1-0, com um golo de Éder já no prolongamento.
Fernando Santos vai tornar-se no 10º doutor honoris causa da universidade transmontana, associando o seu nome aos de Franciscus Maria Lubbers (antigo primeiro-ministro holandês), António Lobo Antunes (escritor), Wei Zhao (reitor da Universidade de Macau) e Francisco Javier Olazabal (empresário).
A UTAD já distinguiu também Manoel de Oliveira (cineasta), Luís Valente de Oliveira (académico e antigo governante), Luís Garcia Braga da Cruz (antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) João Rosas Nicolau de Almeida (enólogo) e o Comité Olímpico de Portugal.
Fonte: Mais Futebol
_________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário