terça-feira, 8 de novembro de 2016

ESCOLAS INDIANAS FECHADAS POR CAUSA DA POLUIÇÃO


 


Os poluentes na atmosfera em Nova Deli estão dez vezes acima do nível recomendado pela Organização Mundial de Saúde, e levaram o governo indiano a encerrar as escolas da região durante 3 dias.
As escolas da região de Deli, onde se localiza a capital indiana, estarão fechadas nos próximos três dias, informou este domingo o governo local, numa altura em que toda a zona luta contra uma das piores fases de poluição do ar nos últimos anos.
São necessárias medidas de emergência, em conjunto, para resolver este enorme problema”, disse Arvind Kejriwal, ministro chefe da Região da Capital Nacional de Deli, que é uma zona que engloba ainda Nova Deli (capital) e outras localidades.
“Todas as construções e demolições na cidade serão interditas nos próximos cinco dias. Todas as escolas serão fechadas nos próximos três dias em Deli”, acrescentou.
A fumaça grossa cobriu a capital durante dias e as autoridades locais e centrais estiveram reunidas para resolver a crise.
Arvind Kejriwal, que presidiu uma reunião de emergência do gabinete de estado, aconselhou as pessoas a ficarem dentro de casa, tanto quanto possível, e se puderem trabalhar em casa.
Segundo um relatório do Banco Mundial divulgado no mês de setembro, a poluição atmosférica é o quarto fator de morte prematura no mundo.
A poluição do ar matou 2,9 milhões de pessoas em 2013, segundo os últimos dados disponíveis publicados num relatório da instituição de desenvolvimento.
Somando os efeitos da poluição nos lares, resultantes da utilização de combustíveis sólidos para o aquecimento e para cozinhar, o número de mortes aumenta para 5,5 milhões.
As doenças causadas pela poluição do ar (doenças cardiovasculares e pulmonares crónicas, cancro do pulmão e infeções respiratórias) são responsáveis por uma morte em cada 10 no mundo, seis vezes mais que a Malária.
ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário