quarta-feira, 12 de abril de 2017

Explosões visavam o autocarro do Borussia Dortmund

As explosões que atingiram o autocarro do Borussia Dortmund visavam especificamente o veículo que transportava a equipa alemã de futebol, assumiu o chefe da polícia local.

Explosões visavam o autocarro do Borussia Dortmund
"Nós partimos do princípio, e fizemo-lo desde o início, que se tratou de um ataque visando diretamente o autocarro", declarou Gregor Lange, em conferência de imprensa.

O autocarro da equipa alemã de futebol foi atingido por três explosões quando fazia o trajeto para o estádio onde ia defrontar o Mónaco para os quartos de final da Liga dos Campeões.

O porta-voz policial confirmou a informação avançada pela procuradoria de Dortmund, que revelou que uma carta foi encontrada perto do local das explosões, mas especificou que a sua autenticidade está "em processo de verificação". 

Uma responsável da procuradoria, Sandra Lücke, indicou que uma investigação por "tentativa de homicídio" foi aberta e sublinhou que ainda é demasiado cedo para determinar a motivação das explosões.

A procuradora certificou também que um quarto objeto "semelhante a um explosivo" foi encontrado nas proximidades do local do ataque, mas os investigadores ainda não conseguiram determinar se é um explosivo e se está relacionado com as três explosões anteriores. 

Citando fontes policiais, a agência noticiosa alemã DPA avançou, ao início da noite, que, neste ponto da investigação, não existe "qualquer elemento" que sugira que o ataque ao autocarro em que seguia a equipa alemã teve origem terrorista. 

De acordo com a AFP, que recolhe as informações da DPA, a polícia não usa a palavra atentado para descrever o incidente, mas sim "ataque grave com explosivos".

Três explosões atingiram hoje o autocarro do Borussia Dortmund, quando a equipa se dirigia para o seu estádio para defrontar os franceses do Mónaco na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, com o defesa espanhol Marc Bartra a ficar ferido no pulso direito.

O jogo acabou por ser adiado para as 17h45 de quarta-feira.

A polícia alemã já está a preparar uma mega operação de segurança em redor da partida.

O jornalista Nuno Carvalho recorda como tudo se passou.




Fonte da polícia disse que foram usadas três cargas explosivas quando o autocarro estava a sair da unidade hoteleira onde estava concentrada para rumar ao seu estádio, situado a cerca de dez quilómetros.

Solidariedade

O chefe do governo espanhol desejou uma rápida recuperação ao futebolista espanhol Marc Bartra, único ferido nas explosões.

O presidente da UEFA. o esloveno Aleksander Ceferin, mostrou-se perturbado pelas explosões e considerou que a opção de adiar para esta quarta-feira o encontro entre o Borussia Dortmund e o Mónaco foi a mais correta, porque a prioridade é a segurança dos adeptos, dos jogadores e dos responsáveis das equipas.

Também o presidente da FIFA, o suíço Gianni Infantino condenou as explosões.

Em Portugal, Benfica, FC Porto e Sporting endereçaram o apoio e solidariedade à equipa alemã do Borussia Dortmund.

Nas respetivas páginas na internet os três clubes portugueses manifestaram a sua solidariedade ao clube alemão com palavras de incentivo.

Fonte: RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário