quarta-feira, 12 de abril de 2017

Festival PercuRtido traz os melhores da percussão a Albergaria-a-Velha

O PercuRtido – Festival de Percussão vai tomar conta do Cineteatro Alba e centro de Albergaria, entre os dias 19 e 22 de abril. O evento inclui oficinas, masterclasses, jam sessions, concertos e um projeto comunitário que vai ser desenvolvido durante os quatro dias do festival e apresentado à comunidade no sábado, dia 22. O festival é uma coprodução entre o Conservatório de Música da Jobra e o Município de Albergaria-a-Velha.

  O PercuRtido, que vai na segunda edição, é uma grande festa do ritmo que tem uma componente formativa, durante o dia, e artística e cultural, durante a noite. Conta com a participação de reputados percussionistas, como Nuno Aroso, José Salgueiro, Alexandre Frazão, Bruno Pedroso, Tomás Rosa ou Marcel Pascual, que vão estar em encontros, performances e workshops para músicos profissionais e estudantes ao longo dos quatro dias.

Todas as noites, com início às 21h30, o PercuRtido vai apresentar espetáculos diferentes, abertos ao público em geral. Na quarta-feira, dia 19, o Jeffery Davis Trio sobe ao palco do Cineteatro Alba. Na quinta-feira, dia 20, o projeto Tim Tim Por Tim Tum coloca quatro baterias em palco, tocadas por quatro artistas diferentes. Na sexta-feira, dia 21, Tiago Pereira, mentor do projeto “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”, vai conjugar os sons mais tradicionais com a contemporaneidade do músico João Dias, entre outros.

  Na tarde de sábado, a partir das 14h30, os alunos do Conservatório de Música da Jobra e da ART’J irão apresentar uma “Tarde Percussiva”, onde será possível ouvir e experimentar todo o tipo de percussão. Destaca-se ainda o concerto de Tomás Rosa, um músico que utiliza objetos do quotidiano, como frigideiras, tachos e panelas, para criar melodias contagiantes. A entrada é livre.

Ainda no sábado, às 11h00, o grupo portuense Os Retimbar vai fazer uma arruada pelo centro da cidade e, à noite, às 21h30, apresentar um concerto que resulta do trabalho efetuado com a comunidade Albergariense. O Laboratório Comunitário com Os Retimbar, que conta com a parceria do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa do Município de Albergaria, está aberto ao público em geral e irá decorrer entre quarta-feira e sábado, entre as 19h00 e as 21h00. A participação é gratuita e não requer nenhum conhecimento especial de música – só a vontade de experimentar a percussão tradicional. As inscrições podem ser efetuadas através do endereço do correio eletrónico sac@cm-albergaria.pt.

O passe geral para os quatro concertos do PercuRtido custa 15 euros. O bilhete individual para cada espetáculo tem o preço de cinco euros. Os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e os Jovens SUB 23 podem adquirir o passe geral por dez euros ou comprar um bilhete individual por três euros. Há ainda descontos especiais para alunos do Conservatório de Música da Jobra, ART’J e Sócios Jobra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário