segunda-feira, 12 de junho de 2017

Lacerda Machado sobre a TAP: "não tenho vergonha, tenho orgulho"

ARQUIVO/GLOBAL IMAGENS
"Tenho imenso orgulho naquilo que ajudei a fazer. Foi com sentido de serviço público", diz o advogado, respondendo a Passos Coelho sobre a nomeação para o conselho de administração da TAP

Lacerda Machado, o advogado que negociou a reversão da privatização da TAP e foi agora nomeado para o conselho de administração da companhia aérea, reagiu esta segunda-feira às declarações de Passos Coelho, o líder do PSD, que considerou que a nomeação do advogado é "uma decisão errada" do Governo e "uma nódoa" que vai ficar naquela administração.

Ao Expresso, Lacerda Machado sublinhou que, porque não é um "agente político no ativo", nunca responderá ao ex-primeiro-ministro. Mas frisou que como a última coisa que Passos Coelho disse - e que foi: "fica tão mal a quem nomeia como a quem aceita" - se dirigia diretamente a ele, quis dizer que não tem "vergonha": "tenho imenso orgulho naquilo que ajudei a fazer. Foi com sentido de serviço público".

O advogado quis esclarecer ainda que "os factos mostram que foi possível reconfigurar a privatização da TAP para um modelo em que os privados investem o mesmo, mas ficam com 45% do capital da empresa, em vez de 61%".

No sábado, Passos Coelho afirmou, em Viseu, ser "uma pouca vergonha" o Governo nomear para administrador da TAP "o mesmo homem que andou a negociar a reversão" da privatização da transportadora.

Lacerda Machado é amigo pessoal do primeiro-ministro, que tem sido acusado de "premiar" o trabalho do advogado, nomeadamente por Marques Mendes. No espaço de comentário da SIC, o ex-líder do PSD admitiu que não há conflito de interesses na nomeação mas disse que Lacerda Machado na administração da TAP "não passa uma boa imagem".

O Expresso avançou no sábado que Miguel Frasquilho vai ser o novo presidente do Conselho de Administração da TAP, revelando ainda que tinham sido escolhidos para vogais Lacerda Machado e a líder da Fundação Serralves, Ana Pinho, para vogais.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário