segunda-feira, 12 de junho de 2017

Emídio Freire e Miguel Salazar em mais um Beta Talk

Emídio Freire e Emídio Freire são os convidados deste mês do Beta Talk, uma iniciativa que, mensalmente, põe empreendedores a falar das suas experiências e negócios.
Este mês, a Beta Talk tem lugar no dia 19, Segunda-feira, no futuro espaço de restauração do Museu de Portimão que vai ser gerido por uma empresa da qual é sócio um dos convidados desta edição, Emídio Freire, natural de Angola, mas desde os nove anos a viver em Portimão, com passagens pelas cidades da Covilhã e Barcelona.
Foi na tropa que optou por tirar o curso de cozinha da Escola Prática de Administração Militar, e mesmo quando foi estudante de Matemática/Informática na Universidade da Beira Interior (UBI), trabalhou em várias cozinhas, sem nunca esquecer a sua outra grande paixão, o cinema, que havia de desviá-lo do seu percurso académico e levá-lo a outros projectos.
Foi sócio de um dos primeiros clubes de vídeo em Portimão onde, juntamente com outros portimonenses, fundou a Contramaré – Associação Cultural e esteve associado à criação do espaço Marginália. Em 2009 foi para Barcelona, onde participa na criação de vários projectos inovadores como a Casa Portuguesa e aprofunda a técnica gastronómica. Quatro anos depois, já em Portimão, dedica-se ao projecto “Casa da Tocha” assumindo as rédeas da cozinha.
Com 49 anos, avança, agora, com um novo projecto: a abertura do “Faina”, o novo restaurante do museu municipal que abrirá portas muito em breve e que alia a sua experiência cultural à restauração.
Miguel Salazar é natural de La Rioja, a zona mais famosa de vinho em Espanha, mas está a viver há 16 anos no Algarve. Com 45 anos, Doutor em Engenharia Agronómica e consultor sénior em agronomia, já trabalhou em vários gabinetes de engenharia e esteve envolvido em vários projectos de ID nacionais e internacionais, tendo sido docente na Universidade do Algarve, entre outras universidades.
Em 2011, por forma a dar um carácter mais estruturado à sua actividade criou a sua própria empresa, Agro-On, actualmente estabelecida no Centro Empresarial do Campus de Gambelas, na UAlg. Pioneira em Portugal, esta empresa começou a trabalhar na qualidade e inovação agro-alimentar com o fim de melhorar a qualidade e prolongar a vida comercial dos frutos e hortícolas.
Porém, depois de quatro anos de investigação sobre a cultura sustentável de halófitas (plantas que necessitam de sal para crescer), o desenvolvimento da empresa desdobra-se para a produção e comercialização de verduras da Ria Formosa, que produz e comercializa desde 2015 com a marca Riafresh.
O último passo no qual está empenhado é o fomentar o consumo destes vegetais, evidenciando os benefícios para a saúde no seu uso gastronómico, através do projecto XtremeGourmet.
A entrada como é habitual na Beta Talk Portimão é livre mas sujeita a inscrição prévia através de http://tinyurl.com/betatalkportimao-junho2017.
Fonte: O Algarve

Nenhum comentário:

Postar um comentário