segunda-feira, 12 de junho de 2017

Câmara delibera concurso público Instalação de creche na Ivima


A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, na sua reunião de 7 de junho, realizar um concurso público para execução das obras necessárias à instalação de creche para 84 crianças no edifício da Ivima, cujo preço base está calculado em 426.593,38 euros, a que acresce IVA à taxa legal.

A intervenção cingir-se-á à metade sul do edifício existente, sendo que no torreão Sul se irão situar as áreas de receção ao público, áreas de apoio administrativo e instalações sanitárias para público (uma destinada a pessoas com mobilidade condicionada). 

Prevê-se a criação, sob o lanço de escadas, de um armário destinado a arrumo dos carrinhos de bebé e demais equipamento de transporte das crianças. Neste torreão situar-se-á igualmente um gabinete para prestação de apoio médico e para quarentena para crianças doentes.

No piso superior, a que se acede por uma escada e por uma plataforma elevatória, situar-se-ão três salas destinadas a gabinete de reuniões, de direção e gabinete técnico, existindo aí duas pequenas instalações sanitárias de apoio.

Acede-se, a partir do torreão Sul, a um espaço de recreio exterior, devidamente vedado. Pelo torreão Sul acede-se às restantes áreas da creche, designadamente aos berçários, às salas de atividades, convívio e refeições, assim como às áreas destinadas ao pessoal e às de serviços.

Os espaços de permanência das crianças foram dispostos de modo a estabelecer uma hierarquia, ao longo do acesso comum, no sentido Sul-Norte, desde a área de entrada na creche.

Assim, ao sermos conduzidos para o corredor de distribuição, encontramos primeiro dois espaços destinados a berçário. Estes são compostos, cada um, por uma sala de berços para repouso das crianças, uma sala-parque para os tempos ativos das crianças e uma zona de higienização das crianças dispondo de bancada para muda de fralda, banheira com águas correntes, armários para vestiário das crianças, recipiente hermético para fraldas sujas e espaço para arrumação de produtos de higiene, fora do alcance dos bebés. 

Os dois berçários, com uma capacidade de 10 crianças cada, partilham um espaço destinado a copa de leites para a preparação e distribuição dos leites dispondo de prateleiras e armários, esterilizador de biberões, frigorífico, fogão eléctrico e zona de lavagem. As paredes divisórias entre os vários espaços permitem a observação permanente e a privacidade das crianças que se encontrem a dormir.

Seguem-se as salas de atividades, agrupadas duas a duas, tanto para crianças desde aquisição de marcha até aos 24 meses como para crianças dos 24 meses até aos 36 meses. A capacidade das primeiras será de 14 crianças cada, para um total de 28 crianças desde aquisição de marcha até aos 24 meses e a das segundas de 18 crianças cada, para um total de 36 crianças entre os 24 e os 36 meses. Cada uma destas salas terá um armário próprio para arrumo dos catres.

Cada conjunto de duas salas, agrupadas por faixa etária, disporá de instalações sanitárias comuns. A par destas salas o equipamento será constituído por uma sala ampla para refeições, com acesso direto a uma cozinha.

Contemplou-se a criação de um conjunto de instalações de apoio ao pessoal, nomeadamente uma sala do pessoal, anexa à cozinha e à sala de refeições, vestiários com capacidade para colocação de cacifos com fechadura e instalações sanitárias equipadas com sanita, lavatório e base de duche.

No que respeita às áreas de serviços, o presente equipamento contempla uma cozinha. A organização do espaço principal está concebida de modo a garantir o normal percurso das fases de preparação, confeção e distribuição dos alimentos e da lavagem de loiça e utensílios, com separação das zonas sujas e zonas limpas. Esta separação, embora não seja física, existe ao nível dos fluxos de trabalho, sendo que se prevê que o percurso dos alimentos se realize em momentos claramente distintos. 

Existe um acesso autónomo do exterior às áreas de serviço da creche, sob o torreão central.

Prevê-se igualmente a criação, já no torreão central, a par do vestiário, de uma lavandaria completa de apoio à creche, a qual disporá de depósitos para receção de roupa suja, máquinas de lavar e de secar roupa, depósitos, armários e prateleiras para guardar a roupa lavada e bancadas para passar a ferro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário