sexta-feira, 13 de abril de 2018

360º - Quem é Mariana Vieira da Silva, que atende Costa até dentro de água?; como o Governo tentou acalmar (sem êxito) Bloco e PCP; e os números do PE

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 

Ontem à noite o gabinete de crise britânico deu ‘luz verde’ para Theresa May "coordenar uma resposta internacional" com os Estados Unidos e a França . Só que Trump recuou e já diz que o ataque "pode ser muito brevemente ou não!", apesar de Macron assegurar já ter provas do uso de armas químicas

E esta é aliás uma nova posição do presidente francês, que se opôs a intervenções militares na Líbia e que queria apenas ser intermediário na guerra síria. O que mudou para o fazer passar as linhas vermelhas iniciais, explica a Cátia Bruno, foi exatamente o uso de armas químicas por Assad.

No futebol, o Sporting esteve quase a conseguir a 'remontada', mas acabou mesmo por ser eliminado da Liga EuropaFaltou apenas um golo num dos melhores jogos da época (com algumas surpresas de Jesus) e depois de uma semana de polémicas. Por isso, na crónica, o Bruno Roseiro diz que foi uma vitória moral, mas também muito mais do que isso.

O 'isso' é precisamente o que se passou nestes últimos dias e que está resumido, com muito humor, no mini-documentário "Eu é que sou o presidente": mostra a crise de Bruno de Carvalho no Sporting em 10 minutos e 22 segundos. Mas as polémicas não se deverão ficar por aqui. O clube já denunciou que o presidente vai ser envolvido em "trabalhos de fação" que incluem “uso de drogas” e “pedofilia" e, depois de Ricciardi, mais quatro membros do Conselho Leonino apresentaram a demissão, diz o CM (sem link).


Na meteorologia, mau tempo continua a adiar a Primavera e a causar estragosum fenómeno raro de vento extremo em Albufeira fez cair árvores e danificou vários carros.

Outra informação relevante

O Conselho de Ministros aprovou o Plano de Estabilidade proposto por Centeno e que os parceiros da extrema esquerda questionamNão houve recuos no défice, mas para acalmar as críticas haverá uma lista de investimentos prioritários, com compromisso quanto a verbas e datas. As apostas são as áreas sociais mais afetadas pelos cortes, como a saúde do "somos todos Adalberto", que tem mais greves marcadas, contam a Rita Tavares e o Nuno André Martins.

Centeno não cedeu mesmoJá reduziu o défice em 1.700 milhões além do acordado e quer chegar aos 2.460 milhões. Os números da redução mostram um corte inferior a 300 milhões de euros este ano, mas o ajustamento previsto para 2019 é quase o quádruplo, explica o Nuno em pormenor. 

Antes de tudo ser conhecido, Carlos César tinha deixado um recado aos parceiros que suportam o Governo"PCP e BE sabem que, se contas correrem mal, vai tudo por água abaixo”, disse ele à Rita.



Até porque Rui Rio vai arrumando a casa: ontem apresentou finalmente os seus ministros sombra. A cúpula nacional do Conselho Estratégico tem 32 nomes: são só nove mulheres, há seis ex-ministros e a média de idades é de 60 anos. A Rita Dinis conta quem são. A porta-voz para a Justiça é advogada de Pedro Dias, o homicida fugitivo.

A nova lei da identidade de género vai esta sexta-feira a votação no Parlamento. Se for aprovada, o que não está garantido, permitirá às pessoas mudar o sexo e de nome no Cartão de Cidadão de acordo com o género com que se identificam a partir dos 16 anos, sem necessidade de relatório médico. A Rita Porto falou com Catarina Marcelino, a “mãe” da nova lei, sobre como se chegou aqui.

Daqui a quatro dias começam as matrículas na escola. E há quatro grandes mudanças que vale a pena anotar, explicadas pela Ana Kotowicz. A principal, depois das polémicas dos últimos anos, é a de que os encarregados de educação vão ter de comprovar a morada com dados fiscais

Continuam a conhecer-se também novas medidas de combate aos incêndios. A RR avança que este ano vão existir apenas duas fases: a permanente e a reforçada.

Em Lisboa, prepare-se para um controlo mais apertado do trânsitoCom mais radares, câmaras de vigilância e multas para estacionamento em segunda fila, escreve o DN.

Volto a Trump, porque há um livro polémico do ex-diretor do FBI. Revela, entre outras coisas, que o presidente norte-americano exige lealdade como um chefe da máfia.

Na Catalunha, o Supremo negou a autorização para Jordi Sànchez, o candidato detido, ser investido como presidente do governo esta sexta-feira. E o processo foi adiado. 

E não podia acabar sem falar do caso que abala Espanha, volta a pôr o PP em xeque e se assemelha a algumas das últimas polémicas nacionaisA presidente da Comunidade de Madrid, Cristina Cifuentes, diz no seu currículo que tem um mestrado em Direito Autonómico sem afinal ter concluído o curso. Rajoy ainda não decidiu, contudo, se vai demiti-la.

Os nossos Especiais

Quem é Mariana Vieira da Silva, a mulher que atende o primeiro-ministro até dentro de água? A Rita Tavares revela a vida e os trabalhos de uma das menos conhecidas (e ouvidas) secretárias de Estado, a Adjunta do primeiro-ministro e sua principal conselheira. Que de nadadora de alta competição do Sporting se tornou no radar de Costa no Governo.

A Hungria de Vicktor Orbán foi o tema do Conversas à Quinta desta semana. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto debateram o sentimento nacional que Orbán explorou nas eleições húngaras, que tem raízes na singularidade do povo magiar e numa memória histórica algo traumática. Circunstâncias que a UE fará mal em ignorar.

John Bolton, um dos ideólogos da guerra do Iraque na era Bush, entrou para a equipa de Trump há dias e pode empurrar agora os EUA para o ataque à Síria. O João de Almeida Dias conta a história e traça o perfil do novo conselheiro para a Segurança Nacional norte-americano, conhecido como um "falcão" sem medo de polémicas

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre uma proposta radical para a cultura: "Porque não responsabilizar pessoalmente o presidente da república ou o primeiro-ministro, enquanto mecenas por conta do Estado, pela despesa pública no subsídio às artes? Tudo seria mais transparente".
  • José Manuel Fernandes escreve sobre o Portugal de Centeno: "Se 19 países da UE cresceram mais do que nós em 2017, porquê os foguetes de Centeno? Se 40% dos novos contratos são de salário mínimo, porquê tanto entusiasmo com o emprego? Melhor tem de ser possível".
  • João Cândido da Silva também escreve sobre Centeno: "Mário Centeno sabe que os esforços realizados produziram frutos, mas que não resultaram de qualquer reforma estrutural. As finanças públicas estão melhores, mas o acréscimo de saúde não é robusto".

Notícias surpreendentes

Se já anda a pesquisar o local das próximas férias, segue uma ajuda: 14 lugares de que nunca ouviu falar, mas devia visitar.

Os casos de assédio sexual chegaram à Academia Nobele deixaram-na sem quórum para eleger vencedores.

No mundo das estrelas cor-de-rosa, o clã Kardashian não pára de aumentar (vá lá, admita, todos temos uma curiosidadezinha com estas histórias). Agora foi a vez da mana Khloé ser mãe, mas num dos piores momentos da sua vida: soube que tinha sido traída pelo namorado poucas horas antes do parto.

Já há vencedor do World Press Photo de 2018. A foto é linda, mas não conta uma história bonita. Foi tirada por Ronaldo Schmidt e mostra o manifestante José Víctor Salazar Balza em chamas, nas ruas de Caracas, a protestar contra a liderança de Maduro na Venezuela. Mas há outras imagens premiadas que vale a pena ver.
Hoje o Plano de Estabilidade será conhecido na sua plenitude e os olhos do mundo continuarão fixos na Síria. Mas basta-lhe clicar no Observador e ficará a par de tudo isto e muito mais.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário