sexta-feira, 13 de abril de 2018

Rússia ordenou o bloqueio imediato do Telegram

Os serviços de mensagens instantâneas têm vindo a ganhar espaço nos últimos anos, sendo hoje a ferramenta de eleição de quase todos.
Associado a estes serviços vem a proteção dos dados e a cifra das comunicações. Este é um problema para os países que pretendem em ter acesso a estes dados e agora a Rússia ordenou o bloqueio do Telegram precisamente por esta razão.
Depois de várias investidas para conseguir acesso aos dados dos utilizadores do Telegram no seu país, a Rússia tomou uma medida que vai trazer sérios problemas a este serviço.
Com efeito imediato, foi emitida uma ordem que autoriza o bloqueio deste serviço na Rússia. Não se sabe quando a mesma será aplicada, mas fica aberta a porta para que possa ser a qualquer momento.
A batalha entre a Rússia e o Telegram tem já vários meses e vários capítulos. Na sua base está a intenção da Rússia em ter acesso às chafes de cifra das mensagens dos utilizadores, algo que o Telegram se recusa determinantemente a fornecer.
Telegram
A recusa do Telegram, que muitos entendem ser lógica, é de tal forma firme que a empresa está a ignorar uma ordem de um tribunal russo que decidiu a favor do país e ordenou a entrega dessas chaves.
Esta vontade da Rússia vem no seguimento da aplicação de leis específicas sobre terrorismo e onde está definido que os serviços que pretenderem operar no país devem entregar as chaves de cifra, entre outros elementos.
Não se sabe ao certo quando o bloqueio será aplicado, mas tomando como exemplo outras situações recentes, este deverá ser imediato. O levantamento do bloqueio será apenas depois do Telegram cumprir as imposições russas.

 ·  · NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário