quarta-feira, 16 de março de 2022

As várias “vidas” de Cândido Ferreira retratadas em três livros. Apresentados na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Médico, professor, escritor, político e, em todas estas facetas, um humanista. Foram as várias dimensões de Cândido Ferreira a tónica dominante das intervenções na sessão de apresentação dos livros “Nos Bastidores da Medicina”, “Estórias deste Mundo e do Outro” e “Covid-19 A Tempestade Perfeita”, da sua autoria.

Na sessão que decorreu na Biblioteca Municipal de Cantanhede, o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, referiu-se ao autor como alguém que “para além da notável e reconhecida carreira como médico, sempre teve uma incansável militância cívica, política, e uma intervenção social com uma agenda humanista, marcada pela luta pela democracia e liberdade”.

O autarca aproveitou para reiterar “a mais viva gratidão do Município pela generosidade da doação do valioso espólio das coleções, um gesto que torna Cândido Ferreira e a esposa credores do reconhecimento das atuais e futuras gerações do concelho por este património que pretendemos musealizar”.

O Município está a honrar esse gesto ao criar o Museu de Arte e Colecionismo e a trabalhar para o tornar uma referência cultural com identidade reconhecida a nível nacional”, enfatizou.

Sobre as obras apresentadas, refletem as vivências do autor, seja como médico ou simples cidadão do mundo, todas com uma visão muito peculiar e um sentido crítico apurado. Isso mesmo foi destacado pelas personalidades que apresentaram cada uma das três obras.

Em “Estórias deste Mundo e do Outro”, uma coletânea de contos e crónicas, o também escritor António Canteiro destaca “uma oralidade impregnada em metáfora, com expressões ricas e a propósito, que trazem à narrativa, neste caso, ao conto, uma vivacidade permanente”.

Cândido Ferreira, continuou o apresentador do livro, tem o “dom da linguagem popular, imersa no requinte da linguagem douta (bafejada, também pela de cariz técnico que a profissão médica lhe trouxe), e mais do que isso, são lições do quotidiano, as Estórias deste Mundo… “.

Ao médico Rui Crisóstomo, que por motivos pessoais não esteve presente, fazendo-se representar por Cidalino Madaleno, coube falar sobre “Covid-19 A Tempestade Perfeita”, uma publicação que aborda múltiplas perspetivas da pandemia. “É um trabalho revelador, mais uma vez, das preocupações dominantes do cidadão e do médico perante uma catástrofe anunciada, evidenciando profundo saber científico fartamente experienciado, que lhe permitiu denunciar as erradas decisões de quem tutela e os seus perniciosos efeitos – e apontar soluções que, por estarem sempre muito à frente no tempo, só muito mais tarde foram reconhecidas na sua justeza e validade. Infelizmente, quando o foram, para muitos, era tarde demais”, destacou no seu texto de apresentação.

Já “Nos Bastidores da Medicina”, José Soares, diretor do Agrupamento de Escola Lima-de-Faria, diz que o autor relata as suas aventuras profissionais “numa linguagem fluída, simples e acessível”, proporcionando ao leitor a descoberta, “página a página”, de casos reais da atividade médica.

É, sem dúvida, um livro que vale a pena ler e um inestimável contributo para a Medicina e para quem se interessa pelo conhecimento dos bastidores da prática médica”, concluiu.

Cândido Ferreira nasceu em Febres e desde criança se revelou inquieto e polifacetado, muito empenhado em múltiplas causas de cariz social, cultural e até na investigação científica.

Para além da uma carreira de referência na área da Medicina, destacou-se como escritor de romances, contos, crónicas e ensaios, sendo membro da Associação Portuguesa de Escritores, a convite da Direção.

Democrata e humanista, assumiu diversos cargos políticos, tendo em 2019 sido agraciado pela Assembleia Municipal de Cantanhede com um “Voto de Louvor”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário