quarta-feira, 16 de março de 2022

Proença-a-Nova recebe projeto de Educação Ambiental Erasmus + Forest-ED


A Educação Ambiental foi tema de discussão no Centro de Ciência Viva da Floresta, na sessão de abertura do encontro internacional Erasmus + Forest-ED, organizado pela ASPEA - Associação Portuguesa de Educação Ambiental. 45 técnicos superiores oriundos de Portugal, França, Grécia, Espanha, Croácia e Itália, ligados à área do ambiente e florestas, foram recebidos pelo presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, bem como por toda a equipa do Centro no dia 9 de março.

O autarca deu as boas-vindas ao grupo, explicando que “em territórios como o de Proença-a-Nova, por aquilo que é hoje a desorganização do ponto de vista florestal e com os incêndios, fomos obrigados a olhar para este tema com outros olhos”. Em relação aos objetivos apontados, João Lobo refere que “aquilo que este grupo de trabalho quer atingir, com um modelo de floresta mediterrânica, traduzimos no Município desde há algum tempo na floresta, pois temos várias ferramentas que foram construídas para esta nova visão de reordenamento territorial. Evidentemente que a floresta, fazendo parte deste ecossistema e sendo fonte de riqueza para estes territórios, é de importância capital”, frisou.

Explicou ainda aos participantes estrangeiros o formato e tipologia do território florestal no concelho: “há duas situações que são divergentes em relação aos países que aqui estão. Primeiro, o nosso território é quase 100% privado, e segundo, grande parte dele é de minifúndio, com uma área média de 0,3 hectares. Nessa circunstância aquilo que foi o abandono ao longo dos anos do próprio território, fez com que este não esteja ordenado.

O concelho foi escolhido como o anfitrião para a sessão de abertura do evento, tendo ainda decorrido uma sessão plenária sobre a “Floresta Modelo Mediterrânea”, no Centro de Ciência Viva da Floresta. O projeto Forest-Ed tem como principais objetivos dar a conhecer o conceito de gestão florestal designado de “Floresta Modelo” adaptado à região mediterrânica e simultaneamente favorecer a implementação do conceito da “Floresta Modelo” em toda a região mediterrânica, fomentando a adoção de boas práticas de gestão da floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário