quarta-feira, 16 de março de 2022

Silves | OPERAÇÃO DE EXECUÇÃO DE TROÇO DE REDE PRIMÁRIA DE FAIXAS DE GESTÃO DE COMBUSTÍVEL DECORRE EM MONTE DA CORCHA


O Município de Silves, através do seu Serviço de Proteção Civil e Florestas (SPCF), tem em curso diversos trabalhos no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) encontrando-se, atualmente, em fase de execução um troço da rede primária de faixas de gestão de combustível (RPFGC), localizado na zona do Monte da Corcha.

O referido troço foi planeado, no âmbito do serviço público prestado ao ICNF, pelas equipas de Sapadores Florestais do Município de Silves (SF 05-150, EMIF 13.01) e da Junta de Freguesia de SB Messines (SF 18-150). Paralelamente a esta faixa serão, também, executados trabalhos de poda e desramação de árvores, em vários mosaicos, na Mata Nacional da Herdade da Parra e na Herdade de São Bom Homem, propriedade do Município de Silves.
De referir que as RPFGC têm a função de diminuir a área percorrida por grandes incêndios e os seus efeitos, permitindo e facilitando o combate ao fogo; protegendo, de forma passiva, vias de comunicação, infraestruturas e equipamentos sociais, zonas edificadas e formações florestais e agrícolas de valor especial. Estas faixas cumprem, também, a função de isolamento de potenciais focos de ignição de incêndios.
De salientar que estão envolvidos nesta operação 10 operacionais, com recurso a equipamento moto manual, robot de rastos com triturador de martelos e maquinaria pesada, permitindo, desta forma, agilizar este processo e libertar as equipas para outros trabalhos DFCI em tempo útil.

A intervenção em curso, em conjunto com outras intervenções de entidades externas e privadas, irá permitir estabelecer uma importante área de descontinuidade com cerca de 5 Km de extensão e mais de 1000 hectares de área intervencionada, entre o estradão florestal do Açor - localizado a Este (junto à barragem do Arade) - e a Estrada Municipal 502, a Ocidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário