sábado, 3 de dezembro de 2016

Lara Melissa Moutinho: Campanha para inscrição de dadores de medula óssea no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



Lara Melissa Moutinho, tem apenas 4 meses de idade, encontra-se internada à 1 mês e meio no Hospital Amadora – Sintra, e procura um dador de medula óssea compatível consigo.

Sejam generosos e ajudem a Lara nesta Caminhada. Enquanto não aparecer um doador compatível ela precisa de dadores de sangue ORH+ “ esta é a mensagem que os seus familiares inseriram na rede social facebook.

O Litoral Centro contactou com um familiar da menina no sentido de conhecer melhor a situação, manifestando toda a disponibilidade de associar-se à campanha que já está a decorrer com o objectivo de sensibilizar e motivar potenciais dadores de medula a óssea a inscreverem-se na base de dados do CEDACE.

Dadores de Medula Óssea – Sabia que?
Há doenças como as Leucemias e alguns Linfomas, entre outras que podem ser curadas através de um transplante de medula óssea? 

Estes doentes só têm 25% de hipóteses de terem um irmão igual e a percentagem de encontrarem um dador compatível aparentado é de 1/10000.

Registo Português de Dadores de Medula Óssea existe para que se possam encontrar dadores para estes casos.

Para ser potencial dador, basta preencher um inquérito, fazer uma pequena recolha de sangue, cerca de mais ou menos 6 ml, e se tudo estiver bem, fica inscrito numa base de dados nacional e internacional que é pesquisada diariamente para todos os doentes que necessitam de transplante.

Só precisa de
- Ter pelo menos 50kgs
- Ter entre 18 e 45 anos de idade
- Ser saudável
- Fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar o preenchimento do questionário. 

A inscrição só se faz uma vez e é válida até aos 55 anos, idade a parir da qual, de acordo com as regras dos registos, os dadores são retirados das bases de dados.

Os interessados em aderir a esta Campanha, tanto para medula como para a dádiva de sangue, podem comparecer nas datas indicadas no cartaz abaixo e no local procedem ao preenchimento da inscrição vs questionário.
Os interessados em aderir à dádiva de sangue devem reunir os seguintes requisitos:

Ter pelo menos 50kgs
Ter idade superior a 18 anos, podendo a primeira dádiva ser efectuada até aos 60 anos de idade
Ser saudável, e ter hábitos de vida saudáveis
Doar sangue não engorda, não cria habituação nem emagrece, mas, faz bem à saúde, além de ajudar a salvar vidas.
Não se deve doar sangue em jejum, e após o almoço convém fazê-lo quand decorridas 2:30h tempo considerado suficiente para a digestão.

Todos os candidatos à dádiva são avaliados por um médico do IPST. Face a este esclarecimento, esperamos que se sintam motivados a comparecer.

Ajudem a partilhar... todos dependemos de todos.

J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário