sábado, 3 de dezembro de 2016

Concerto do Schola Cantorum da Catedral de Santarém no Ciclo de Órgão de Torres Vedras

No âmbito do ciclo de Órgão de Torres Vedras a Schola Cantorum da Catedral de Santarém atua no próximo dia 8 de dezembro, pelas 16h30, na Igreja da Misericórdia de Torres Vedras.
De referir que a Schola Cantorum da Catedral de Santarém é uma escola de música sacra para rapazes e raparigas com idades compreendidas entre 6 e 18 anos e tem direção artística de David Paccetti Correia e de Pedro Rollin Rodrigues. O seu currículo académico, centrado no ensino das disciplinas de Coro e de Órgão, associado a atuações frequentes dos alunos em contexto litúrgico, faz da Schola Cantorum da Catedral de Santarém uma instituição única em Portugal, protagonista ativa na reabilitação da prática de música litúrgica de qualidade. Para além de assumir uma importante responsabilidade na liturgia da Sé de Santarém, a Schola Cantorum da Catedral de Santarém cumpre uma intensa programação de concertos e missas cantadas em Portugal e no estrangeiro. 
O Ciclo de Órgão de Torres Vedras tem como ponto de partida o restauro do Órgão Histórico Bento Fontanes, instrumento português do século XVIII, que se encontra na Igreja da Misericórdia de Torres Vedras. Apresentando este instrumento do ponto de vista artístico e dando a conhecer a literatura para órgão desde o século XVI até ao século XIX, este ciclo mostra também o órgão como instrumento acompanhador.
Através dos vários timbres produzidos por este instrumento, e da qualidade dos agrupamentos e intérpretes que participam neste ciclo, o mesmo constitui-se como um acontecimento impar na vida cultural de Torres Vedras, querendo por isso mesmo sensibilizar a população para a música de órgão, bem como tornar este ciclo numa marca de referência para o turismo local.
O mesmo tem como diretor artístico Daniel Oliveira, é organizado pela Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e conta com a parceria da Associação Cultural Cultur'Canto e dos jornais Voz da Verdade e Badaladas.
Chegará ao seu término no próximo dia 7 de janeiro, pelas 16h30, com a realização de classes de órgão pela Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e um ateliê de órgão, na Igreja da Misericórdia.
Câmara Municipal de Torres Vedras



Nenhum comentário:

Postar um comentário