sábado, 3 de dezembro de 2016

Pensamentos, emoções e sentimentos

São os pensamentos que geram nossas emoções, que mexem com nossos sentimentos e transformam o nosso dia a dia. Para melhor ou para pior.

Pensar de forma positiva, altruísta e vencedora é determinante se desejamos ser vitoriosos, e a Bíblia Sagrada é farta de exemplos edificantes desta realidade tão singela.

Em Jó 3:25 lemos que cabe a cada um de nós decidir que pensamento escolher; a partir dele definirei emoções e sentimentos em minha mente e tomarei posse destas definições.  É imperioso que tenhamos absoluto controle mental e precisamos ser senhores de nós mesmos. Sem amarras, sem mordaças, sem medos, sem angústias. Livres para a vida com todas suas dificuldades e benesses, alegrias e dores.

Em Lamentações 3:21 compreendemos a importância de sermos libertos de nossos medos. Em Provérbios 4:20 a 27 entendemos que a palavra de Deus é saúde, é cura, é linimento para minha vida.

A minha casa, o meu corpo é templo do Espírito Santo. Se estiverem bagunçados, desarrumados, sujos e encardidos, neles o Espírito Santo não habitará. Por isso é preciso estar vigilante com nossos pensamentos, com aquilo que aflora em nossa mente. Os pensamentos geram palavras (nossa boca fala do que está cheio o nosso coração), e palavras necessitam ser pensadas antes de serem pronunciadas. Não seja tolo e nunca profira palavras vãs, nem asneiras e nem tolices.

Deus precisa de homens e mulheres sábios e fiéis. Deus precisa de intercessores e quer que você coloque a mão no arado, isto é, trabalhe em prol de seu reino.

O em que pensar! Em Filipenses 4:8 e 9 lemos: “Finalmente, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.”

Se os tempos são difíceis para você recomendo que leia Habacuque 3:17 a 19 e também Habacuque, 1: 2 e 3. E nunca, jamais, se conforme se sua situação é penosa, se sua dificuldade/tribulação exaure suas forças. Determine-se e siga o exemplo de Jó, este homem de paciência ímpar que nunca se conformou com a desgraça em sua vida, e por isso clamava insistentemente o socorro de Deus.

Ainda em Habacuque, 1:12 a 17, nitidamente percebemos a importância da intercessão do profeta. Tempos difíceis com crises de toda ordem e de todos os matizes requerem muita oração e joelho dobrado.

Ore, vigie seus pensamentos, torne conhecido de Deus, tudo aquilo que você quer viver. Ele atenderá!
Seja obediente, responsável, importe-se com as pessoas à sua volta e dedique-se a elas. Se assim agir, as bênçãos de Deus o alcançarão e você viverá seus melhores dias sobre a face da terra.

Com meu carinho.

João António Pagliosa

________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário