sábado, 3 de dezembro de 2016

Nova Iorque não quer pagar um milhão de dólares por dia pela segurança de Trump

Resultado de imagem para Nova Iorque não quer pagar um milhão de dólares por dia pela segurança de Trump
A presidente da Assembleia Municipal de Nova Iorque lançou hoje uma petição para exigir que as autoridades federais paguem o dispositivo especial de segurança criado para proteger a Trump Tower, onde reside o Presidente eleito dos Estados Unidos.
De acordo com várias estimativas, a proteção do edifício custa um milhão de dólares por dia.
“Consideramos que o fornecimento de serviços de segurança ao Presidente eleito [Donald Trump] deve ser uma obrigação do Governo federal e, por isso, pensamos que o custo dessa obrigação deve ser assumido pelo Governo federal, não pela cidade de Nova Iorque”, lê-se na petição lançada por Melissa Mark Viverito, que já recolheu mais de mil assinaturas.
Após a eleição, Trump continuou a residir na sua casa de Manhattan e transformou a torre com o seu nome no gabinete central para preparar o novo executivo.
Fora do edifício, situado numa das zonas mais transitadas da Quinta Avenida, encontra-se destacado um grande dispositivo de segurança em permanência.
“Donald Trump atacou repetidamente os valores que a cidade de Nova Iorque representa, enquanto utilizava os seus recursos sem apreço ou reconhecimento”, defendeu a responsável municipal em comunicado.
Para a dirigente democrata, a recusa do magnata do imobiliário nova-iorquino em mudar as suas atividades para Washington representa uma pressão financeira e logística “sem precedentes” para a cidade.
Embora Trump tencione mudar-se para a Casa Branca no próximo ano, ao assumir o cargo, a 20 de janeiro, espera-se a que a mulher, Melania, e o filho de ambos, Barron, permaneçam pelo menos durante mais alguns meses em Nova Iorque.
Os custos da sua segurança, segundo Melissa Mark Viverito, deverão ser também assumidos pelas autoridades federais.
A iniciativa, apoiada por outros vereadores, surge depois de no mês passado o presidente da câmara, Bill de Blasio, ter anunciado que tinha pedido a Washington ajuda para cobrir estas despesas com a segurança.
De Blasio mostrou-se, então, confiante em que a cidade receberá, pelo menos, um reembolso parcial, como obtém, por exemplo, pelas medidas especiais de segurança necessárias todos os anos durante a Assembleia-Geral da ONU.
Lusa / Sapo
_______________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário