quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Moreira & Medina. Mais Europa, Catalunha, Hillary. E iPhone


P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia! Aqui estão as notícias desta noite: 
O Supremo brasileiro aprovou uma nova investigação a Temer. Desta vez, o Presidente é suspeito de favorecer uma empresa portuária. A procuradoria vai investigar crimes de lavagem de dinheiro, corrupção activa e corrupção passiva.
Trump, para variar, celebrou uma vitória. O Supremo aceitou um pedido da Casa Branca para impor um travão à entrada de mais 24 mil refugiados nos EUA, pelo menos até à decisão do próprio Supremo sobre a constitucionalidade da sua ordem executiva que restringe a entrada no país a cidadãos vindos de seis países árabes. O The New York Times noticiou esta noite, também, que o presidente tenciona impor um limite muito baixo à entrada de refugiados na América: 50 mil.
A Nobel da paz está a evitar a ONU. Suu Kyi, chefe do Governo da Birmânia, decidiu cancelar a sua presença na assembleia-geral da ONU, num momento em que grande parte da comunidade internacional lhe pede que proteja os direitos da minoria rohingya no país - sob perseguição do exército do país. Os últimos dadosconhecidos não são nada animadores.
E o novo Iphone, será animador? Pelo que vimos ontem, tem mais ecrã, menos botões e reconhece o dono. Tim Cook diz que "é o maior salto em frente desde o iPhone original”. Chegará a tanto, João Pedro Pereira?
Da Liga dos Campeões há boas e más notícias: o Sporting venceu na estreia (e especializou-se em sofrer sem precisar); e o Benfica perdeu na Luz, com um pecado capital que se repete. De resto, houve muitas goleadas e um trauma ultrapassado.

No Público hoje

Hoje não há uma manchete, mas duas: No Porto, novidades do caso Selminhoa Câmara do Porto alegou fraude e agora tenta anular compra dos terrenos pela família de Rui Moreira. A notícia é do Manuel Carvalho e Margarida Gomes, que acrescentam uma história à notícia: a de um terreno ao deus-dará. A segunda manchete é para esta notícia do José António CerejoMedina fez dois bons negócios com casas em Lisboa (sendo que a história de um desses prédios começa lá atrás, no tempo em que o autarca ainda era estudante no Porto).
Entre Porto e Lisboa, anote esta história: a Carris é o único transporte público a perder passageiros, no primeiro semestre do ano. De resto, tudo sobe
O PSD respondeu ontem a um repto do Governoquer saber se Governo faz as obras previstas antes de discutir outras. E marcou uma conversa com o ministro da Defesa sobre outro tema (o roubo em Tancos).                              
Quanto ao Governo, continua num impasse negocial. Ontem, a reunião entre sindicatos dos enfermeiros e ministro da Saúde terminou sem conclusões. O Conselho Superior de Magistratura disse não ter poder para travar a greve dos juízes. Enquanto o ministro da Educação promete dizer na sexta-feira que solução tem para professores (com o PCP a pedir mais assistentes também).
Na Educação há um estudo que merece atenção, vindo da OCDE. Diz ele que mais de um terço dos estudantes deixa o secundário antes de o terminar - o que nos levou a fazer uma pergunta: o ensino profissional resolve insucesso no secundário? Daqui sai também um alerta importante, porque Portugal está entre os poucos países que não tem crianças de 2 anos no pré-escolar. Quanto ao Superior,estamos em contracorrente.
Para ajudar um pouco, eis o que propõe Marcelouma barca para o inferno a abrir a Festa do Livro em Belém.
Não sabemos é se já falou com Costa sobre outro problemaaqueles jogos em dia de eleições autárquicas.

Paragem obrigatória

Vamos às leituras mais longas do dia:
1. A Teresa de Sousa escreveu-nos sobre o estado da União (Europeia), antecipando que Juncker faz hoje aquele que pode ser o mais importante discurso sobre o nosso projecto comum. Vem aí "um sexto cenário sobre o futuro, que corresponde à sua própria visão e que poderá ser o seu testamento europeu". Nas primeiras linhas do discurso, conhecido ainda há pouco, Juncker confirmou isso mesmo: propôs que todos os países da UE entrem no euro já em 2019 - e sobre isso já lhe estamos a contar tudo aqui. Mas a caminho, o presidente da Comissão tem uma outra missão difícil: regular a globalização. Já agora, passe também os olhos pelo texto do Rui Tavares de hoje. Chama-se assim: "E o 'fim da Europa'? Acabou".
2. Começaram os 20 dias mais perigosos do conflito catalão. Agora que o Tribunal Constitucional suspendeu a lei de ruptura com Espanha, agora que a Procuradoria ordenou à polícia de Barcelona que confisque as urnas de voto, está aí a prova de força final. Como explica o Jorge Almeida Fernandes, o referendo será previsivelmente um simulacro, mas o que se teme é que o conflito passe das instituições para a rua. A Sofia Lorena acrescenta um ponto: neste Madrid vs Barcelona, ninguém vencerá. E o prof. Teixeira Fernandes ajuda-nos a procurar resposta para a pergunta crucial: é possível uma Catalunha independente na União Europeia?
3. O livro de Clinton sobre as eleições chama-se "O que aconteceu" – e não é uma pergunta. É antes a sua versão dos acontecimentos que levaram a uma derrota humilhante frente a Donald Trump. A candidata dos Democratas assume a responsabilidade pelos erros, mas dispara críticas para todos os lados: de Bernie Sanders a Vladimir Putin, passando por Barack Obama. Alexandre Martins, conta-nos lá, podes?
(e só para lhe dar algo completamente diferente)
4. Como é que o coração vai parar ao lado esquerdo? Duas equipas de investigadores desvendaram dois mecanismos, em dois momentos diferentes do desenvolvimento embrionário, que fazem com que o coração seja “arrumado” do lado esquerdo do corpo. As descobertas podem ser úteis para resolver possíveis erros que acabam por “empurrar” o coração para o lado errado, ajudando a resolver algumas doenças. 

O dia à nossa frente

Promete muitas novidades, sobretudo lá por fora. Já lhe falei sobre o discurso de Jean-Claude Juncker no Parlamento Europeu, mas também António Guterres tem uma declaração prometida sobre a ONU. Hoje também vamos saber qual a cidade que vai receber os Jogos Olímpicos de 2024: Paris ou Los Angeles? Outra decisão: quem serão os seis finalistas do Man Booker 2017? Por cá, António Costa explicará aos deputados do PS o próximo Orçamento do Estado. E, um pouco mais tarde, será a vez do FC Porto se estrear na Liga dos Campeões.
O que lhe propomos é que vá sabendo tudo isto por aqui, na nossa companhia. E o que lhe prometemos é que lhe contaremos tudo sem reservas - e sempre olhos nos olhos, tal e qual como nestas fotos premiadas.
Agora vamos ao dia. Que seja feliz. Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário