quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Eu, Psicóloga | Pensamentos automáticos: você sabe o que é?




Vamos refletir sobre como estamos encarando as nossas vidas, nesse momento de autoanalise podemos nos deparar com pensamentos automáticos que teimam em nos derrubar. Vamos chamá-los de erros cognitivos ou distorções cognitivas, estes são aprendidos em algum momento da nossa historia de vida. E são acionados diante de uma determinada situação, na qual nos sentimos pressionados. Veja a lista abaixo e veja com qual você se identifica?

· Pensamento dicotômico – 8 ou 80, tudo ou nada, ou dá certo ou vou desistir. A pessoa consegue ver apenas dois caminhos. É necessário observar que para um problema há várias perspectivas. 

· Catastrofização – a tragédia esta declarada! O futuro só poderá ser ruim.
 
· Minimização do Positivo– Se deu certo uma vez, foi milagre. A pessoa não acredita que foi capaz de realizar uma tarefa com êxito. Há rejeição em aceitar experiências positivas. 

· Argumentação emocional – pensamento que se sente. A pessoa pensa que algo deve ser verdade que ignora as evidências. 

· Rotulação – Criar um estigma. Por exemplo: - Sou muito burra!!

· Leitura Mental – ou Superpoder. A pessoa imagina que sabe o que as outras estão pensando.

· Supergeneralização – Conclusão precipitada dá certo? A pessoa baseia uma experiência anterior ruim e a padroniza. Por exemplo: - Regime é tudo igual, emagrece depois engorda.

· Personalização – o problema do mundo sou eu. Este evento ocorre quando a pessoa pega para si a responsabilidade daquilo que não esta sob seu controle.

· Ditadura dos deverias – Criar expectativas nos outros. Esperar que outro compreenda o que você espera, sem ao menos você explicar

·– Neste caso a vítima sou eu. A pessoa não se responsabiliza por seus atos, culpa os outros pelo seu fracasso.

Todos esses pensamentoa são distorcidos e acabam prejudicando a nossa vida. Nenhum tipo acima é verdadeiro, porque eles são construidos de forma errada, geralmente em cima de feridas e isso faz com que a nossa percepção de nós mesmos acabe sendo deformada. O resultado? Não conseguimos agir ou ser em nosso total potencial. Nos prendemos. 

Será que por conta da correria do dia a dia, muitas tarefas, estamos exigindo muito de nós mesmos?Nos atropelamos em meio de tanta demanda. Na busca de sempre mais e externa. 


Pense em como você tem se tratado? Não seja seu carrasco. Mude seus pensamentos e seus comportamentos e sentimentos a seu respeito também mudarão. E lembre-se você é o seu tesouro. Cuide-se!

Kamilla Oliveira
Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:

Postar um comentário