quarta-feira, 13 de setembro de 2017

360º - O preço polémico do 'duplex' de Medina; o software da Yupido avaliado em 243 milhões; e as 5 inovações que tornam o iPhone X tão caro

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Jean Claude Juncker quer que todos os países da UE estejam no euro e no espaço Schengen em 2019. No discurso do Estado da União que estamos a seguir em direto, o presidente da Comissão Europeia falou dos atuais problemas da Europa (entre eles o Brexit em curso) e das propostas para os próximos anos.

A um mês da apresentação do Orçamento do Estado para 2018, há mais novidades sobre o IRSOs trabalhadores independentes também terão o imposto reduzido, já que os recibos verdes até 630 euros mensais vão ficar isentos

No Brasil, há mais investigações a Temer e a Lula: o presidente brasileiro é agora suspeito de ter beneficiado ilicitamente uma empresa que atua no maior porto do país; o ex-presidente e já anunciado candidato às próximas eleições vai voltar a ser ouvido sobre subornos à construtora Odebrecht.

Havia expectativa, mas na primeira Assembleia Geral de António Guterres como secretário-geral da ONU o português fez um discurso sem declarações sonantes, apesar da tensão crescente com a Coreia do Norte e da crise em Myanmar: o ministro dos Negócios Estrangeiros de Kim Jon-un ameaçou acelerar o programa nuclear e a presidente e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi cancelou a presença na reunião das Nações Unidas.


Outra informação importante

A compra não declarada ao Constitucional por Fernando Medina de um 'duplex' por 645 mil euros teve mais desenvolvimentos. Cresceu a dúvida sobre se o preço pago pelo presidente da câmara de Lisboa foi justo. Seis anos antes, com o mercado imobiliário em baixa, já a casa igual do lado tinha custado o mesmo: foi comprada pelos seus sogros. Medina já teve de dar mais explicações. E o caso começa a crescer.

Ei-lo: o iPhone X (lê-se ten), o topo de gama da Apple. O modelo, que comemora os 10 anos dos telemóveis que mudaram o mercado, tem ainda mais do que já se sabia sobre ele:reconhecimento facial, bateria mais potente, imagens e vídeos de alta definição, carregamento por wireless e animojis: são cinco inovações que fazem com que possa custar até 1400 euros, como resumem o Edgar Caetano, o Pedro Esteves e o Manuel Pestana Machado.


Não podia ter corrido pior a estreia do Benfica na Liga dos CampeõesPerdeu na Luz por 1-2 com os russos do CSKA e, pior que a derrota, voltou a ser a exibição: parecia uma questão de boa hospitalidade, diz o Miguel Santos Carrapatoso na crónica.Agora vai ser preciso contrariar a história.

Já o Sporting bateu o Olympiacos em Atenas por 3-2, mas acabou a sofrer: os gregos marcaram dois golos nos últimos dois minutos do jogo. O Tiago Palma acha que a arte de bem contra-atacar (um golo mais rápido que o de Doumbia só o de Peres em 1970), pode causar sustos destes.

Nos oito primeiros jogos desta primeira jornada, só em dois houve menos de três golos de uma só equipaconfira os resultados. E tem também o nosso interactivo com as probabilidades da Champions. Hoje há FC Porto-Besiktas.

Na política caseira, com autárquicas à porta, a agenda de António Costa e Passos Coelho não podia ser mais diferente. O líder do PSD vai estar permanentemente em campanha, o do PS tem de se dividir entre o apoio ao partido e a liderança do governo. Mas nenhum comentou as críticas da CNE, que não queria jogos de futebol (entre eles o clássico Sporting-FC Porto) em dia de eleições. Há pelo menos uma certeza: a greve dos juizes não vai afetar o apuramento dos resultados.

Nas promessas por cumprir nas autarquias, denunciadas pelos leitores, hoje o caso em avaliação é o do Museu do Curtume de Alcanena. A câmara anunciou em 2013 a inauguração do Museu para o ano seguinte e já adiou duas vezes a data de abertura: o espaço continua de portas fechadas.

E em tempo de campanha, o tom e as querelas partidárias aumentam. Depois de Jerónimo de Sousa ter dito que a geringonça é conjuntural e dificilmente se repetirá, As polémicas estão agora centradas no assalto a Tancos e na greve dos enfermeiros. O PCP criticou ambos os casos, dizendo que o ministro da Defesa "errou" e que a luta dos enfermeiros "é justa". O CDS quer reunir as ordens e os diretores para discutir as reivindicações do sector da enfermagem. E os centristasjuntaram-se ao PSD para chamar Azeredo Lopes ao Parlamento (a audição deve acontecer segunda feira).


Já sobre o braço de ferro com os enfermeiros, a longa reunião de ontem com o ministro acabou sem acordo.Quinta-feira há novas negociações.


Hillary Clinton não poupa mesmo ninguém no seu novo livro. Em "O que Aconteceu", a candidata democrata batida por Donald Trump até se critica a ela própria: fica o resumo em sete frases relevantes. E a revelação de chegou a pensar num rendimento universal básico, mas recuou.

Ainda lá fora, duas situações a merecer destaque: em Françaos protestos e as greves contra a lei laboral de Macon paralisaram o paísem Espanha, a polícia recebeu ordens para apreender material de campanha do polémico e ilegal referendo à independência catalã (o El Mundo mostra o documento, o El Español acrescenta que os próprios autarcas que avancem para o referendo podem ser processados e o El Paísrevela como o presidente da Catalunha pensa fazer a votação).

Os nossos especiais
Novo capítulo na novela Yupido. A Ana Pimentel e a Ana Suspiro descobriram agora que os 243 milhões do capital social inicial da misteriosa mais valiosa empresa portuguesa se baseava num software de gestão para empresas e que só havia 35 mil euros em dinheiro. Pouco depois, passou a valer 29 mil milhões. 

A nossa opinião

  • Maria João Marques escreve sobre o estado da Educação: "Caro Tiago Brandão Rodrigues, vamos lá desinquietar os professores para mudar horários e métodos de ensino. É aproveitar agora que os sindicatos estão amestrados e o PCP manda grevistas negociarem".
  • Maria João Avillez escreve uma nova crónica de verão: "Agora? 'Agora, tal como no paleolítico os artistas pintavam bisontes, uma das funções dos artistas é encontrar os bisontes da sua época. Quais são os nossos?'".
Notícias surpreendentes
Termina hoje a viagem de Francisco Lufinha em kitesurfing entre os Açores e Oeiras. Foram nove dias da maior viagem do género, que ficou registada nestas fotos.

Também hoje vão ser conhecidos os seis finalistas do Man Booker PrizeColson Whitehead é um dos favoritos, mas Jon McGregor e George Saunders também devem constar da "shortlist".

Duas sugestões para bem comer e bem dormir. Em Gaia, o Mercado à Beira-Rio tem fruta, legumes e comida gourmet; em Évora, o M'AR de AR Aqueduto tem um pé no passado e outro no presente (ah, e também serve petiscos alentejanos).

Quanto às melhores fotografias da vida selvagem, já há por onde escolher. O veredicto só será conhecido a meio de outubro, mas das 13 em votação será difícil decidir qual a mais bela. Ora espreite lá.
Entre as polémicas políticas, as notícias nacionais e internacionais, as grandes histórias e as fotos impressionantes, vai encontrar muito para ler (e ver) no Observador

Boas leituras e boa quarta-feira
a9932316-dfb0-4f1b-86c6-23f175ba1607.png
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário