quarta-feira, 13 de setembro de 2017

‘Vikings’ vão montar acampamento em Belém até domingo

A freguesia de Belém, em Lisboa, vai receber este fim de semana (entre 15 e 17 de setembro) um acampamento 'viking', uma iniciativa do Museu da Marinha, que tem patente a exposição 'Vikings - guerreiros do mar'.
Resultado de imagem para ‘Vikings’ vão montar acampamento em Belém até domingo
A Marinha Portuguesa explicou à agência Lusa que "o acampamento é constituído por um grupo de quatro 'vikings' com as respetivas tendas".
A iniciativa terá como parceiro o grupo de arqueologia experimental e recriação histórica "OphiGard", os 'vikings' portugueses com "diferentes contextos profissionais, que se dedicam a ofícios específicos".
"Cada um é especialista na sua área, procurando perceber as tecnologias inerentes à atividade, assim como os gestos e os rituais", apontou a Marinha.
O acampamento será montado junto à entrada do museu e ao Mosteiro dos Jerónimos e a interação com o público terá lugar entre as 10:00 e as 20:00. Também o Museu da Marinha, que conta com horário alargado nestes dias, poderá ser visitado neste intervalo.
Segundo a Marinha, o "objetivo é oferecer uma cápsula do tempo, estimulando a conversa e alguma experimentação, enquanto os mediadores desenvolvem as suas atividades e cumprem os rituais do dia", como por exemplo as refeições.
O acampamento irá recriar quatro atividades que este povo desenvolvia: tecelagem e trabalhos em vidro, ferro e madeira.
Para a tecelagem será utilizado um "tear de cartões, com técnicas, matérias-primas e motivos da época", enquanto o trabalho em vidro passa pela construção de um forno e a produção de contas de vidro, "usando pigmentos muito idênticos aos descritos nas fontes históricas", aponta a Marinha.
Já o trabalho em ferro "tem uma nota curiosa", continua a instituição, dado que "o 'viking' é "um ferreiro profissional, tendo definido o seu percurso graças à sua afinidade com estes temas".
O trabalho da madeira irá explorar a iconografia nórdica.
Os 'vikings' irão chegar também à cafetaria do Museu, que irá servir pratos inspirados na gastronomia deste povo.
Na sexta-feira (dia 15), o prato do dia será salmão assado em pão de trigo, acompanhado com batatas e legumes. A Marinha explica que na versão original deste prato "o peixe era embrulhado em pão escuro e assado desta forma em brasa", sendo consumido "com todos os sucos e sabores preservados".
Já no sábado, "será servido um prato de frango guisado com cerveja preta (com uma receita que vem do 'Vikingars Gä stabud'), em que o frango é salteado em manteiga antes de juntar o tomilho e a cerveja preta".
Já no domingo, e antes de estes guerreiros dinamarqueses zarparem, quem se dirigir a Belém poderá provar um prato de "frango com mel, tarragão e alecrim".
Segundo a organização, os pratos "serão acompanhados por uma guarnição de toucinho, cebola e maçã", e para sobremesa haverá "ricota com mel".
Para quem preferir algo mais leve, também estará disponível nos três dias a opção de uma salada com alface, endívias e manjericão ou uma sanduíche de salmão fumado, que "remete para os paladares nórdicos".
A exposição temporária 'Vikings - guerreiros do mar', que conta com mais de 600 peças e artefactos originais do Museu Nacional da Dinamarca, está patente no Museu da Marinha desde 18 de abril, e pode ser visitada até 12 de novembro.
Até agora, segundo dados oficiais, já passaram por esta exposição "mais de 22 mil pessoas".
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário