quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Eu, Psicóloga | Socorro: tenho TDAH e ninguém que entende !




Dificilmente alguém irá te entender. Já te chamaram de um monte de nomes nem um pouco legal desde que você consegue se lembrar. Era sempre a criança problema, o inquieto, o "capeta". Constantemente perguntavam quem era seus pais: " de quem essa criança é filha?", ou "cadê os pais dessa criança?". Ou então colocavam a culpa em você : " o que tem de errado com esse menino?" "Essa menina vive no mundo da lua".

Sim, eu sei. Se você não foi diagnosticado na infância, você  passou a vida inteira ouvindo isso. Os castigos nunca funcionaram com você. Até porque você não entendia como poderia ser punido por algo que você não consegue controlar? O caminho da diretoria , quando você não se perdia no meio do caminho , era seu velho amigo durante muitos anos.

Você cresceu e continuou enfrentando problemas. Parou de subir em móveis e correr para todos os lados. Mas sua mente passou a ser uma centrífuga ligada no 220v o tempo todo. A atenção? Não melhorou em nada e você constantemente é chamado de mentiroso porque não consegue nem se lembrar o que falou na reunião passada. Você é “egoísta, narcisista, esquecido e de coração frio que não se importa com ninguém”. Sim, ninguém te entende.

Você até consegue ter um monte de ideias criativas. Mas colocar em prática já é outra história. O que foi aquilo que passou ali mesmo? Um mosquito?

Você tenta mas não consegue . É um procrastinador nível hard. Mas como você pode começar algo se você não consegue decidir o que é mais importante? 

Aí você começa. Para. Faz pela metade. Começa outra coisa. Para. Faz pela metade. Vamos de novo? Pelo amor de Deus, homem! Termine algo! O dia chega ao fim e o sentimento de fracasso aumenta. As pessoas te criticam. Sua mesa está uma bagunça. Ah, se elas soubessem a bagunça que está na sua mente...

Você inicia a Faculdade. Não consegue prestar atenção nas aulas. Porque esse professor enrola tanto? Vai dar uma volta e perde a principal explicação que irá cair naquela prova, na qual você nem se lembrava que tinha. Tranca o curso. Não tem jeito mesmo, sou um zero à esquerda.

Vai para casa e bate o carro porque se distraiu com algo. Tem como o dia ficar pior? Sua mulher reclama porque você esqueceu de comprar a fralda do bebê e vocês ainda irão chegar atrasado naquele compromisso. De novo! " Estou cansada de ser ignorada. Sua mulher grita . Você não me ouve. Ela chora. “Você é um caso perdido."

Seu casamento acaba. E agora você tem uma dívida enorme com advogados. Sua conta bancária está no vermelho. Você não sabe por onde começar arrumar essa bagunça. Seus pais não querem que você volte a morar com eles :"Deus me livre viver aquele inferno de bagunça de novo. Além disso filho, é o seu segundo casamento que acaba. “Você nunca vai aprender?"

Então você se lembra de todas aquelas palavras ditas ao longo da sua vida. Perdedor, bagunceiro, não tem jeito, irresponsável, indisciplinado. Você se lembra e aceita. Afinal, olhe para a sua vida, o que nela de fato funciona?

Sua autoestima não é nem mais baixa. Ela nem mais existe. Ninguém te entende e ninguém te quer por perto. Você é um risco para a sociedade!
Mas o que você poderia esperar? Nem você se entende. Não sabe porque tem tantas ideias, as pessoas te acham tão inteligente, você era a criança prodígio. Mas logo se tornou a criança problema. O adulto fracassado veio em seguida. 

Você tenta dormir e não consegue. Sua mente não para e você tem a sensação de que está esquecendo algo. Você se pergunta o que tem. Será que alguém pode te ajudar? 

O dia seguinte começa apenas às 12:00 da manhã quando você acorda. Em plena quarta-feira. Nem parece que dormiu. Seu corpo dói. Não tem problema, você pensa. Hoje eu volto a procurar emprego. Droga! Era a audiência de guarda das crianças. Também que juiz iria permitir você ficar perto do seu filho sendo assim? Se bem que você já começou a perceber que seu filho se parece muito com você quando era criança. A escola até o encaminhou para a psicóloga. Amanhã você tem  que ir conversar com a psicóloga dele. É isso! 

Você chega no consultório. Atrasado como de costume. Esqueceu aonde anotou o endereço e teve que ligar para a sua ex-esposa. Péssima ideia! A psicóloga começa a descrever o seu filho e parece que ela está falando de você. TDAH? Que nome é esse? Espera?! Ela me entende. Ela sabe como sou e como eu me sinto. Quer dizer que eu tenho um transtorno? Que nada disso é culpa minha? Que eu posso melhorar? 

Que alívio ! 

O transtorno de deficit de atenção e hiperatividade é algo sério que afeta a vida de milhares de pessoas. Não é uma doença inventada para vender remédios.É um transtorno real, com sintomas claros e com tratamento. Não tem cura! Mas tem tratamento e fazendo um. você pode se sentir melhor e mudar a sua vida.

Se você se sente assim, como descrito acima ( de acordo com relatos reais), entre em contato. Procure tratamento. Você não é um fracassado (a). 

Debora Oliveira
Psicóloga Clinica 
E-mail para contato: oliveiradebora001@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário