terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Marcelo receia confronto no PSD # Violência policial # E o SIRESP? Nada

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia! 
Aqui vão as últimas notícias:

Trump disse isto“Não se preocupem com a NRA. Eles estão do nosso lado”. E prometeu discutir pormenores sobre o acesso a armas de fogo já amanhã.
A Apple vai lançar três novos modelos do iPhone: um maior do que todos os anteriores, um mais barato e uma versão melhorada do iPhoneX. Segundo a Bloomberg, os smartphones devem chegar com a queda das folhas, no Outono. 
O Sporting resistiu a um surto de gripepara voltar a respirar de alívio. Esta noite bateu o Moreirense, outra vez nos descontos. Mas perdeu Gelson para o clássico de sexta-feira no Dragão.
Morreu João Varela Gomes. Muitas vezes chamado “primeiro capitão de Abril”, pelo protagonismo no golpe militar que, 13 anos antes de Abril de 1974, tentou derrubar o regime do Estado Novo, João Varela Gomes morreu ontem em Lisboa.

O que marca o dia

Marcelo receia um confronto aberto no interior do PSD. Rui Rio não cede perante os críticos, mas o Presidente teme pelo efeito de um PSD dividido à beira de eleições. O problema está no estilo e na estratégia.
Rui Rio faz uma promessa: numa curta declaração ao DN, o novo líder social-democrata garante que vai manter "uma estreita colaboração" com os deputados - mas ainda não definiu com que frequência se define a palavra "estreita". Os críticos já só esperam ver Rio (ao vivo e a cores).
O PSD quer "dar força à posição portuguesa" em Bruxelas. Na primeira reunião à procura de um consenso, o "negociador" nomeado por Rio prevê duas fases para esta conversa sobre fundos comunitários: uma fácil e uma difícil. Já o Governo, ainda não tem previstas reuniões com o Bloco (estará difícil?).
O Bloco endureceu o discurso contra o Governo. Catarina Martins quer a regularização de precários resolvida até fim de Março
O Governo vai resolvendo outro problema devagarinho... A ideia é que as progressões cheguem a 80 mil funcionários em Março (mas isto é claramente uma pequena parte do universo total da medida).
... e desistiu de uma ideia contra a precariedade: porque a esquerda não concorda, a subida da TSU não vai acontecer para empresas com "excesso de rotatividade", diz o Negócios de hoje.  
O CDS abriu o debate sobre segredo de justiça. Os centristas propõem o fim do segredo de justiça interno quando os casos forem noticiados. Ontem, a PGR Joana Marques Vidal esteve muito próxima de defender o mesmo.
Portugal é dos países da UE com mais violência policial. Afrodescendentes e estrangeiros correm mais riscos, o que demonstra que a polícia faz discriminação racial, acusa Comité Europeu contra a Tortura - denunciando problemas também nas prisões. É como diz o Amílcar Correia, no Editorial"Há uma mancha cíclica e indelével que paira sobre a actividade da polícia em Portugal".
A nacionalização do SIRESP ainda não passou das intenções. Governo anunciou em Outubro que iria entrar no capital da empresa que gere a rede de comunicações de emergência, mas até agora não deu passos concretos. O processo pode arrastar-se para depois do Verão, explica a Liliana Valente.
O ministro garante que não vai faltar água nas torneiras"Se pouparmos água", acrescenta Matos Fernandes, num artigo que hoje publicamos. O texto é sobre a seca. Chama-se "o que estamos a fazer".
Isabel dos Santos está a fechar a torneira? A empresária angolana vai sair da Galp, diz hoje o ECO.
No BCP há uma dúvida pendenteAntónio Monteiro deixará de ser chairman? 
E o líder do Montepio tem uma certeza: o banco da economia social vai avançar. “Queiram ou não queiram”.

Acrescentar um ponto 

1. Como é que Vermeer pintou esta Rapariga? A ciência vai explicar, 350 anos depois. Passaram quase 25 anos desde que Rapariga com Brinco de Pérola, uma das mais celebradas pinturas da idade de ouro holandesa, esteve sob o microscópio, sujeita ao escrutínio de historiadores de arte e restauradores. Agora, este retrato de Johannes Vermeer volta ao estirador para ser examinado com recurso às mais modernas tecnologias, para percebermos como foi pintado e com que materiais. No fim, garantem os investigadores, será como ver Vermeer trabalhar.
2. Vinte e três aves voltaram para a sua casa no mar. Durante alguns dias, aves com petróleo, anemia ou que engoliram um anzol estiveram em reabilitação no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos. Há poucos dias, foram libertadas em frente à praia da Barra, em Aveiro. A Teresa Serafim foi ver essa libertação, acompanhada pela lente (e pela amizade) do Adriano Miranda.
3. Até que ponto as alterações climáticas causam conflitos? Uma equipa de cientistas quis saber se a relação entre as alterações climáticas e os conflitos estaria a ser bem estudada. Para isso, analisou vários artigos científicos de 1990 a 2017 e concluiu que a ligação entre as alterações climáticas e os conflitos tem sido exagerada. Porquê? Por isto.
4. Schengen “está em coma” – haverá vontade de o salvar? A reintrodução prolongada de controlos fronteiriços para responder ao fluxo migratório e ao terrorismo está a pôr em causa a viabilidade da livre circulação no espaço europeu. A Comissão e o Parlamento Europeu responsabilizam os governos e pedem reformas. O português Carlos Coelho diz que “Schengen não é o problema, mas a solução”. Alguém o quer seguir, na passagem desta fronteira?

A agenda de hoje

Governo e PSD têm a primeira reunião para um consenso, com os fundos comunitários sobre a mesa. Ao passo que o Bloco termina as suas jornadas parlamentares, pondo renovada pressão sobre o Governo.
Na economia, virão dados sobre a conjuntura, para nos mostrar como arrancou o ano para empresas e consumidores. Assim como os resultados da EDP Renováveis e do Grupo Amorim. Lá por fora, os investidores aguardam com expectativa a estreia do novo presidente da Fed, Jerome Powell, numa audição perante o Congresso (e os juros, vão voltar a subir?). 
Já na Síria, a expectativa é que chegue uma pausa nos bombardeamentos em Ghouta Oriental, depois de o Presidente russo ter ordenado a instauração de uma "trégua humanitária" diária de cinco horas. Será desta? 
Entretanto, deixo-lhe um convite: hoje, nos cinemas do El Corte Inglês, vamos passar em antestreia Mark Felt, a história do homem do FBI que foi a "garganta funda" dos jornalistas do Washington Post, na investigação que levou à queda de Richard Nixon. O filme leva-nos para o Watergate, mas também nos transporta para os dias de hoje. Pelo que a conversa com Paulo Portas, João Taborda da Gama e João Pereira Coutinho, logo a seguir, tenha a garantia de ser um prazer. 
Vamos a isto?
Dia feliz, dia produtivo!
Até já! 

No PÚBLICO acreditamos na importância da informação independente. Trabalhamos todos os dias, a todas as horas, para entregar aos nossos leitores a informação diferenciada e a análise de qualidade feita pelos melhores profissionais.

Mas precisamos de si. Assine o PÚBLICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário