by Mira Online
Realiza-se amanhã, dia 11 de Março de 2016, pelas 17h15, a inauguração da Incubadora IERA Polo de Vagos, no auditório do edifício do NEVA, localizado na Zona Industrial de Vagos e que conta com a presença da Associação de Marketing de Aveiro (AMA), o Gabinete de Inserção Profissional (GIP), a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) e do orador convidado Nuno Correia Silva, do BNI (Business Networking International).
A Incubadora IERA Polo de Vagos funciona no Edifício de Equipamento e Apoio Social e Administrativo da Zona Industrial de Vagos, disponibilizando, neste momento, dois gabinetes individuais, um espaço de cowork, uma zona de convívio e uma sala de reuniões. Está pen-sado, no futuro, a criação de mais quatro gabinetes individuais.
Para além destas valências, os utentes da incubadora IERA Polo de Vagos poderão utilizar outros espaços como um auditório polivalente com capacidade para 130 pessoas, quatro salas de formação e um jardim interior. No edifício estão instalados, ainda, um restaurante, um infantário pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Vagos, algumas empresas presta-doras de serviços e a sede do Núcleo Empresarial de Vagos.
O apoio da Incubadora IERA Polo de Vagos à incubação é desenvolvido através dos progra-mas de pré-incubação e de incubação, que disponibilizam uma oferta integrada de espaços e de serviços. Desta forma, o Município de Vagos irá acompanhar empreendedores na sua fase inicial e promover a criação de spin-offs inovadoras em setores estratégicos como o Ambiente, Energias Renováveis e Eficiência Energética, Agroindústria e Agroalimentar, TICE e Turismo.
A integração desta Incubadora no ecossistema na Zona Industrial de Vagos e Parque Empresarial de Soza potencia o surgimento de dinâmicas e de sinergias entre o meio empresarial já existente e os novos empreendedores, numa perspetiva de complementaridade e de reforço do desenvolvimento económico sustentável do concelho de Vagos e da Região de Aveiro.
A Incubadora de Empresas da Região de Aveiro (IERA) é um desafio estratégico assumido pelos Municípios da Região de Aveiro, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e a Universidade de Aveiro (UA), com o objetivo de potenciar economicamente as estratégias territoriais de promoção e de desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação social, através de ações diferencia-doras e qualificadoras, de espaços (polos) e de serviços de apoio à incubação de ideias de negócio e de empresas. As incubadoras IERA beneficiam de uma estratégia comum e de uma oferta integrada de equipamentos e de serviços, geridos de forma autónoma, e da utilização do conhecimento científico da UA, incluindo a experiência na gestão de incubadoras de em-presas, num processo dinâmico e de interação que incorpora as especificidades e os recursos resultantes das dinâmicas de empreendedorismo municipal, incluindo a vertente de inovação social.