quinta-feira, 10 de março de 2016

Sky News diz ter registos com dados pessoais de 22 mil membros do Estado Islâmico

O canal britânico de notícias Sky News disse nesta quarta-feira que recebeu documentos com os nomes e outras informações de 22 mil membros do Estado Islâmico (EI), entregues por um antigo membro do grupo jihadista.
Segundo a Sky News, um dispositivo USB com os documentos foi entregue ao canal por um ex-membro do EI, que teria roubado a lista ao chefe da polícia interna da organização jihadista. Os documentos em questão, contendo nomes, endereços e até números de telefones de combatentes recrutados, são formulários preenchidos por voluntários de 55 países, destaca a Sky.
Os documentos teriam informações sobre jihadistas ainda não identificados que se encontram na Europa ocidental, Estados Unidos, Canadá, Magreb e  Médio Oriente. "A Sky News já informou as autoridades sobre a lista", destaca o site do canal.
As informações revelam desde o grupo sanguíneo até o "nível de compreensão da charia", a lei islâmica. No total, são 23 perguntas formuladas pelo EI aos voluntários. Richard Barrett, ex-diretor de contra-terrorismo dos serviços secretos britânicos, qualificou a documentação de "fonte inestimável para os analistas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário