quinta-feira, 10 de março de 2016

360º - Mario Draghi e o BCE vão atirar dinheiro de um helicóptero?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
O que vai voltar a fazer Mario Draghi e o BCE para tentar travar a crise financeira? Saberemos concretamente ao fim desta manhã, numa comunicação que acompanharemos em direto no Observador. Provavelmente, lançará mais estímulos porque as medidas teimam em não ter efeitos. Mas já há quem comece a pensar fora da caixa, escreve o Edgar Caetano.Será a solução atirar dinheiro de um helicóptero?

Do Orçamento português, que hoje começa a ser discutido e votado na especialidade, conhecem-se as primeiras alterações. Os manuais escolares vão ser grátis para todos os alunos da primeira classe já no próximo ano letivo. A proposta foi do PCP, o Governo aceitou, os custos são de três milhões de euros e 100 mil crianças vão ganhar com isso. O PCP quer ainda, e o PS  também, congelar o valor máximo das propinas cobradas no ensino superior.

Hoje, Pierre Moscovici, o comissário para os assuntos económicos, vem a Lisboa discutir o plano B (o tal que para a Comissão foi sempre o A) com Costa e Centeno. Mas há razão para alarme? O Wall Street Journal de ontem admitiu, em artigo de opinião, que Portugal pode precisar de um novo resgate. O título era: "Lisbon, we have a problem".

Notícia da Sábado. No caso BES, José Maria Ricciardi foi vigiado e escutado durante 335 dias. O Ministério Público ouviu todas as conversas do banqueiro que depois interrogou como arguido. Os relatórios confidenciais das Finanças contam toda a história, até os contactos com Passos Coelho, Relvas e Portas.
As forças especiais norte-americanas capturaram Sleiman Daoud al-Afariespecialista em armas químicas e biológicas, que trabalhava para o Estado Islâmico. A história veio via CNN. Já o The Guardian conta que documentos conseguidos pelos serviços secretos alemães, revelam a identidade de 22 mil recrutas do grupo terrorista.
Na Birmânia, Aung San Suu Kyi não pode ser presidente: os militares alteraram a lei à medida (o problema é o facto de os seus filhos terem passaporte inglês). Mas com maioria no Parlamento, a carismática Nobel da Paz pode nomear a personalidade para ocupar o lugar. Escolheu U Htin Kyaw, seu antigo motorista (e também professor universitário).

Informação relevante
Por cá, quanto a Presidente, hoje há tomada de posse take 2. E amanhã take 3. Marcelo de Rebelo de Sousa encontra-se esta quinta-feira com o corpo diplomático e à tarde já trabalha, recebendo António Costa na primeira audiência oficial, antes de partir para o Porto onde sexta-feira terá o terceiro dia de posse. Uma maratona que ontem só terminou noite dentro,de boné e mantinha no colo contra o frio, a ouvir sete concertos na praça do Município. Seguimos  tudo-- e vamos continuar a seguir -- em texto e fotos.

Recomendo-lhe, por isso, a leitura com tempo de alguns artigos: Ou que tal, para despedida, ver estas fotos menos conhecidas de Cavaco Silva, de Luís Ramos, o repórter fotográfico que passou com ele um dia de férias? Surpreendido?



Outras notícias:
O Benfica está nos quartos de final da Liga dos Campeões. Depois do 1-0 em Lisboa (ontem, por erro, escrevi aqui 0-1, as minhas desculpas), os encarnados voltaram a vencer na Rússia (2-1). E Vitória (Rui, o treinador), desatou aos pulos pela quinta vitória (o triunfo), na prova, o melhor registo que um treinador já teve numa edição da Liga dos Campeões.

Hoje o Sp. Braga joga na Turquia com o Fernerbahçe de Vítor Pereira. É o único representante português na Liga Europa.

Duas polémicas que estão para durar. Ontem a Arrow, novo patrão de Maria Luís Albuquerque, emitiu um novo comunicado a explicar a contratação da ex-ministra no dia em que foi noticiado que as empresas compradas pelo grupotinham recebido benefícios fiscais em Portugal até 2014. O PSD reagiu com cautela.

Sobre a discussão em torno do livro "Alentejo Esquecido" de Henrique Raposo, vale a pena ouvir o que dizem Ricardo Araújo Pereira e Pedro Boucherie Mendes. E tambémJaime Gama e Jaime Nogueira Pinto, que já o leram e abordaram o tema com José Manuel Fernandes no Conversas à Quinta (vídeo e podcast).

Lá fora, destaque para Espanha, onde não há governo, nem entendimentos. E isso tem custos. O Podemos, de Pablo Iglesias -- foi assim que ele foi construído líder, revelou o El País -- começa a sentir as primeiras crises internas: ontem houvenove novas demissões. Assim, não Podemos!, escreve também o El Pais em editorial.

No Brasil, o 'Estadão' fez uma revelação surpreendente. Dilma e o Partido dos Trabalhadores estarão a discutir uma solução para que Lula possa ter um estatuto privilegiado durante ainvestigação ao caso Lava Jato: ser ministro. Se aceitar, toda a gente relembrará o que o ex-presidente disse em 98: “No Brasil é assim: quando um pobre rouba vai para a cadeia, mas quando um rico rouba ele vira ministro”. 


Os nossos Especiais
O Jamaica é uma das três discotecas (com o Tokyo e o Europa) do Cais do Sodré que vai fechar já em abril. Na primeira noite depois do anúncio do fim, o João Pedro Pincha passou por lá para ver o ambiente da casa que começou como leitaria e foi boîte antes de ser o que é hoje. Um ícone que ninguém quer que acabe. Opinião contrária tem a Helena Matos.

Sabe quem é Miguel Valente? O Diogo Pombo conta-lhe. Vai tornar-se o segundo português profissional dessa modalidade que é o futebol americano (isso!). Não ainda nos EUA, mas na Finlândia. Os Seinäjoki Crocodiles contrataram-no: terá salário, casa e transporte.

Bill Burnett será também um nome que pouco lhe diz. Mas saiba que foi um dos designers da Apple por detrás dos famosos PowerBook, os portáteis da marca da maçã. E foi também ele quem desenhou as figuras de ação da Guerra das Estrelas. Agora é Diretor do curso de Design na prestigiada Universidade de Stanford. A Ana Pimentel entrevistou-o. Ora leia.

Notícias surpreendentes
Lembra-se do Huguinho, do Zezinho e do Luisinho?Esses! Os sobrinhos do Donald, e sobrinhos-netos do Patinhas, estão de volta. Enquanto Donald vai para a marinha, os patinhos ficam com o tio forreta e sovina. Esperam-se assaltos à casa forte nas novas aventuras dos Ducktales.

Para quem não gosta muito de exercício (e também para quem gosta), recomendo que dê uma vista de olhos a este espaço. Parece um hotel de luxo, com ouro embutido, mármores e lustres, ou um casino no Mónaco. Mas não, é um ginásio. Problema um: fica na Califórnia. Problema 2: custa 22 mil euros por ano. Se quiser ir até lá, pode sempre alugar esta casa de Leonardo DiCaprio e já terá onde ficar.

Sabe quem homenageou ontem a Google com um doodle especial? A Rita Cipriano conta-lhe quem foi Clara Rockmore, especialista em teremim, instrumento precursor da música eletrónica. Terá influenciado bandas como os Rolling Stones, os Beach Boys ou os Led Zeppelin.

Hoje é quinta e dia de estreias no cinema. O Eurico de Barros destaca a segunda realização da atriz Helen Hunt, "Na Onda", mas dá apenas duas estrelas ao que chama uma comédia amável e previsível. E aproveita para recordar mais 10 atores de Hollywood que também realizam. Pouco interessado? Tem ainda estes três outros filmes como opção.
Já sabe, a melhor opção é mesmo Observador, onde vamos continuar a estrear sempre novas ideias para lhe levar toda a informação. Siga em direto connosco a conferência do BCE e continue ao longo de todo o dia. Tudo faremos para não o desiludir.

Tenha um bom dia, produtivo e feliz!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário