quinta-feira, 10 de março de 2016

Hora de Fecho: BCE vai pagar aos bancos para emprestar à economia - como aconteceu

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ECONOMIA 
"Bazuca" reforçada. BCE corta juros, aumenta compras de dívida e lança uma nova operação de injeção de liquidez em que, na prática, os bancos vão ser remunerados para emprestar à economia.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 
Já há Presidente, mas a equipa de Marcelo Rebelo de Sousa em Belém ainda não está fechada. Entre chefes da Casa Civil e Militar, e assessores para os vários setores, eis os nomes já conhecidos.
CULTURA 
Conseguiria identificar a Estátua da Liberdade se a visse a vários metros de altura? Veja alguns dos locais mais emblemáticos do mundo a partir de cima e reconheça-os de outra perspetiva.
ESTADO ISLÂMICO 
Dezenas de milhar de documentos confidenciais do Estado Islâmico revelam os nomes de 22 mil combatentes. A Polícia Judiciária ainda não foi informada oficialmente.
ESTADO ISLÂMICO 
As 22 mil fichas de adesão ao Estado Islâmico (EI) que foram entregues em suporte informático à SKY News têm as respostas a um conjunto de questões agora divulgadas.
ECONOMIA 
Pierre Moscovici, comissário dos Assuntos Económicos, disse que não discutiu quaisquer medidas adicionais com Mário Centeno. Bruxelas quer trabalho construtivo até abril na apresentação do novo PEC.
ORÇAMENTO 2016 
Alemanha pediu, com o apoio de Holanda e Áustria, um comunicado do Eurogrupo mais duro para Portugal (face ao de Itália e Áustria). Ao Observador, ministério de Schäuble mantém pressão.
MARCELO REBELO DE SOUSA 
O espetáculo oferecido pela autarquia de Lisboa ao Presidente da República contou com sete atuações e foi longo demais para o frio que se fazia sentir. Mas nem isso demoveu os fãs... de Marcelo.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 
O novo Presidente não vai viver para o Palácio de Belém, mas é lá que vai trabalhar diariamente nos próximos anos. Aqui pode conhecer os cantos à casa.
TELEVISÃO 
A partir do dia 1 de junho deixará de ter de baixar o som da televisão quando passarem anúncios publicitários. Os reguladores reconhecem a necessidade de harmonizar a intensidade do som.
LIVROS 
"Uma Vida", a primeira autobiografia de Carlos Cruz, chega às livrarias a 21 de março. A apresentação oficial será feita por D. Januário Torgal Ferreira, em Lisboa, no dia 22.
Opinião

Helena Matos
Quem quiser salvar a Discoteca Jamaica que pague a sua salvação. Afinal, além de mais despesa, o que resultou da "salvação" dos cinemas Paris, Europa, Roma e São Jorge?

Paulo Tunhas
O gesto de não aplaudir o ato de posse do Presidente significou algo grave: a exterioridade declarada desses partidos em relação ao regime. Um regime onde, anacronicamente, ocupam hoje posição central

Pedro Afonso
O Facebook funciona muitas vezes como um “buraco negro” que suga as mentes de muitas pessoas, criando um estado regressivo coletivo. O pensamento para, a introspeção e a autocrítica deixam de existir.

Luís Aguiar-Conraria
Confirmando-se que este é o plano B, as principais críticas que se podem fazer não são ao orçamento em si, mas à forma como se lá chegou, com diversos e constantes avisos das instâncias europeias.

Maria João Marques
O meu feminismo dita que as mulheres devem vestir como lhes apetecer e, se quiserem ser desejáveis para os homens, as feministas moralistas que engulam o sapo. E fiquem lá com a sweatshirt unissexo.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário