quarta-feira, 6 de julho de 2016

Concerto coral na Igreja de São Pedro de Moel | Participação de Klarup Girls’s Choir e Orfeão de Leiria


A Igreja de São Pedro de Moel é palco da realização do Concerto Coral com o Klarup Girls’s Choir da Dinamarca e o Coro do Orfeão de Leiria, no próximo dia 7 de julho (quinta-feira), pelas 21h30. A entrada é gratuita.

Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Orfeão de Leiria, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, inserida na programação da animação cultural de Verão da praia de São Pedro de Moel.

Klarup Girls’ Choir

O coro feminino dinamarquês Klarup Girls’ Choir teve início em 1980, originalmente fundado pela Klarup School Choir, em 1970. Hoje o coro faz parte da ‘Aalborg School of Culture’, sendo constituído por 36 cantoras, com idades entre os 14 e os 23 anos.

Em 2014 Klarup Pigekor participou no “international Youth Chamber Choir Metting” em Usedom na Alemanha. Em 2012 participou no ‘Golden Gate International Children’s and youth Choral Festival’ em San Francisco.

Lançaram vários CDS, o último “Luk julefreden ind” em 2010, com 18 canções e com música de Natal com a colaboração “Klarup Girl’s School Choir and Klarup Mini Choir”.

Christina Kjaerulff é a sua maestrina, desde 2009. O coro é acompanhado ao piano por Bettina Slot Chistensen, desde 2009.

Coro do Orfeão de Leiria


O Coro do Orfeão de Leiria foi fundado em maio de 1946, tendo como seu primeiro diretor artístico Rui Barral, a que se seguiram José Pais de Almeida e Silva, Duarte Gravato, Norberto Gomes, Francisco Bernardino dos Santos Carvalho, Júlio Fernandes, Joel Canhão, Guy Stoffel, Agostinho Rodrigues, Rui de Matos, Jorge Matta, Paulo Lourenço, Mário Nascimento, Augusto Mesquita, Pedro Miguel e João Branco. Atualmente é dirigido pelo maestro Joaquim Branco.


O Coro deu o nome à instituição cultural em que se integra e que abrange mais de trinta domínios, designadamente outros corais. Tornou-se o ex-libris cultural da região de Leiria como conjunto coral e como instituição referencial de cultura. Apresenta-se hoje com conjuntos diferentes – misto, vozes masculinas, vozes femininas, em conjunto ou separadamente – com acompanhamento orquestral, instrumental ou a capela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário