quarta-feira, 6 de julho de 2016

Leiria In 50 jovens do País conhecem indústria da Marinha Grande

Cinquenta estudantes do ensino secundário e profissional de todo o País participam no projeto “Leiria In - Semana da Indústria 2016”, que decorre de 11 a 16 de julho, na região de Leiria.

A Semana da Indústria pretende fomentar a consciência cívica dos estudantes sobre a importância da indústria para a economia e desenvolvimento de Portugal e permite despertar vocações para as profissões ligadas a este setor.

Durante aquela semana, vai ser realizado um conjunto de atividades em torno da indústria e das suas potencialidades, que abrangem visitas a empresas e indústrias locais e regionais, workshops, oficinas práticas e experiências culturais.

Esta iniciativa, realizada pelo terceiro ano consecutivo, é organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e pela Fórum Estudante, em parceria com as câmaras municipais de Marinha Grande e Leiria, NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes e 19 empresas.

Este ano participam no projeto “Leiria In” 50 estudantes oriundos de 44 escolas secundárias de 10 distritos.

O evento foi apresentado esta terça-feira, 5 de julho, no Auditório do Edifício da Resinagem, na Marinha Grande, tendo contado com a presença da vice-presidente da Câmara anfitreã, Cidália Ferreira; do vice-presidente do IPL, Rui Pedrosa; do diretor da Fórum Estudante, Gonçalo Gil; da secretária-geral da NERLEI, Neuza Magalhães; da adjunta da vereadora da Educação da Câmara de Leiria, Anabela Frazão; e do representante da CEFAMOL, Hugo Carlos.

A vice-presidente da Câmara da Marinha Grande mostrou a sua satisfação por “aqui iremos receber os 50 jovens que se deslocam ao nosso concelho para melhor conhecerem as nossas potencialidades de estudar trabalhar e viver”.

A excelência deste território “vem da competência, da dedicação ao conhecimento e à cidadania que são dois fatores que contribuem para o sucesso das regiões e da vida dos cidadãos”, continuou.

Cidália Ferreira recordou que “hoje temos aqui o exemplo de como se trabalham as dinâmicas na nossa terra, onde em parceria se alia a investigação científica ao produto acabado das empresas, onde de uma forma perfeitamente articulada, se formam pessoas que se integram nas necessidades do mercado de trabalho”.

“Leiria In” permite a conjugação da “capacidade de fazer bem, quando ensino, investigação e indústria se unem num processo permanente de antecipação das necessidades globais do mundo, onde a estratégia de desenvolvimento está perfeitamente identificada. Por isso é muito mais que um projeto regional, é um exemplo a nível nacional daquilo que temos e somos como país”, concluiu a vereadora.


O vice-presidente do IPL referiu que “os estudantes que participam no Leiria In ficam a conhecer este território que fica a ganhar com estas iniciativas”. Rui Pedrosa reconheceu que “temos feito um esforço enome para trazer jovens para estas áreas de trabalho com necessidades altamente qualificadas”.

E lembrou que “o contexto socio-económico deste território favorece a transferência de conhecimento dos nossos diplomados para o mercado de trabalho”.

As atividades a decorrer no concelho da Marinha Grande são as seguintes:

12 de julho . terça-feira
10h00 - 12h00 . Visita às empresas Santos Barosa, Barbosa e Almeida, Vidroexport e Libbey

12h00 - 12h30 . Visita ao Centimfe

14h30 - 17h00 . Visita ao Museu do Vidro e à exposição "Esculpir o Aço" (Coleção Visitável do futuro Museu da Indústria de Moldes)

17h30 - 19h00 . Mariparque

21h00 - 22h30 . Edifício da Resinagem
Palestra “A vida de um Industrial”

13 de julho . quarta-feira

10h00 - 12h30 . Uma Manhã Numa Empresa
Visita Às empresas Ribermold, Tecnimoplas, TJ Moldes, Iberomoldes, Planimolde, Fozmoldes, Moldoeste, KLC, Vipex, Plasgal, Martos, Lismolde

14 de julho . quinta-feira

17h00 - 18h30 . Visita ao Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do IPL

Nenhum comentário:

Postar um comentário