quarta-feira, 6 de julho de 2016

Com “crescimento anémico e desemprego grande”, discutimos sanções

O presidente do Novo Banco, que está de regresso ao Lloyds Bank, lamentou hoje que Portugal esteja a discutir as sanções e não esteja em pensar a forma de transformar o país.

"Preocupa-me que estejamos a discutir sanções de algo que rapidamente se vai resolver e que não estejamos a pensar como vamos transformar o país, que tem um crescimento anémico e tem um desemprego grande", afirmou Eduardo Stock da Cunha, em entrevista à SIC Notícias.

"Porque é que não tentamos todos pôr de acordo" e discutir "como Portugal poderá crescer, 3%, 4%, 5% ao ano" e baixar a taxa de desemprego, prosseguiu o gestor.

Relativamente a um eventual resgate, Stock da Cunha afirmou que "Portugal está a fazer o seu caminho", embora tenha reconhecido que neste momento há pouco investimento e as exportações não estão a ter a evolução esperada, salientando que a atual situação deveria pôr todos a pensar "como é possível melhorar a situação".

Questionado sobre qual é a receita para melhorar o país, destacou que é necessário todos estarem "de acordo nas grandes prioridades".

"Têm de perceber a área em que Portugal pode ter algo distintivo", "deixar a pequena quezília" e "saber executar com disciplina, precisão" e corrigir o que tem de ser corrigido, adiantou o gestor.

Sobre o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, Eduardo Stock da Cunha afirmou que "nesta situação não vai haver vencedores e vencidos".

"Espero que as autoridades políticas estejam à altura deste momento muito importante da vida europeia e mundial" e que o impacto na Europa e em Inglaterra seja limitado, acrescentou.

Sobre a criação de um banco mau, afirmou que "pode ser uma ideia a explorar".

Fonte: Lusa


Nenhum comentário:

Postar um comentário