quarta-feira, 6 de julho de 2016

360º - Onde é que Renato Sanches aprendeu a jogar assim? Na rua, claro. Fomos ver como é

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaO comunista António Filipe respondeu ao bloquista Francisco Louçã, que tinha respondido a alguns dirigentes do PCP, que tinham respondido a Catarina Martins. Tanta resposta e contra-resposta porquê? Por causa do eventual referendo às eventuais sanções de Bruxelas. Hoje, no DN, António Filipe argumenta que a proposta de referendo apresentada na Convenção do Bloco é "obviamente inconstitucional" e "de uma total obscuridade".

O Governo anuncia hoje uma medida especial (a expressão usada, e reveladora, é: "excepcional e temporária") para tentar incentivar o investimento: as empresas e municípios que antecipem já para este ano projetos com financiamento europeu terão uma majoração de 10% sobre esse investimento.

Informação relevanteAfinal, houve sanções? Não. Mas vai haver sanções? Vai. E quando é que há sanções? Não se sabe. Sim, o processo é complicado, por isso o melhor é ir passo a passo. A próxima data relevante no calendário é já amanhã, quando a Comissão Europeia se volta a reunir. A explicação do que se segue está toda neste artigo do Nuno André Martins.
De qualquer forma, uma coisa é certa: a Europa olha para Portugal e vê o país numa tempestade perfeita. A Margarida Peixoto recolheu toda a informação e explica aqui quais são os factores de risco que ameaçam Portugal. Deixo-lhe uma recomendação: respire fundo antes de ler.
Entretanto, o Governo entrou em modo alerta vermelho. A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, foi ao Parlamento afirmar que "as sanções dificultam a capacidade do Governo português em executar as recomendações da Comissão e podem criar dificuldades à economia e ao sistema financeiro em Portugal", além de confirmar a existência de uma carta enviada por António Costa a Jean-Claude Juncker. Naturalmente, isso criou uma espécie de telenovela, que está a assumir contornos apaixonantes. Então, é assim (como costumam dizer o concorrentes dos reality shows): o PSD e o CDS querem conhecer o conteúdo da carta; o BE não se opõe a que se conheça o conteúdo da carta; o PCP não sabe se se deve ou não conhecer o conteúdo da carta; o PS é contra a divulgação do conteúdo da carta; e o conteúdo da carta propriamente dito já é conhecido em parte, uma vez que alguns dos seus excertos chegaram misteriosamente a algumas redações. Não sei se conseguiram seguir o enredo...

Com tantas e tão apaixonantes confusões, se calhar o melhor é lero artigo de opinião sobre o tema sanções que Luís Aguiar-Conraria publicou já hoje de manhã no Observador. Conclusão:  "Quando chegarmos a 2017, todo o arco parlamentar terá culpas: CDS+PSD+PS+BE+PCP+ PEV. Todo não. O Partido dos Animais será inocente".

Eduardo Stock da Cunha, presidente do Novo Banco, diz, numa  entrevista ao Jornal de Negócios, que falta "limpar ainda bastante" mas que o banco deve ter lucro em 2018.

A TAP anunciou ontem uma nova iniciativa, com o nome Portugal StopOver. O objetivo é convencer passageirosde longo curso a fazerem escala em Portugal e a ficarem entre um a três dias no país.

É hoje colocado o primeiro radar do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade. Vai estar algures na A5, auto-estrada que liga Lisboa a Cascais. A palavra importante aqui é "algures": o novo sistema tem 30 radares que rodarão, de forma aleatória, por 50 locais considerados perigosos. Os condutores não vão conhecer a sua localização exata.

Começou a escolha do próximo líder do Partido Conservador e próximo primeiro-ministro britânico.Dos cinco candidatos iniciais, dois já caíram. Sobram Theresa May, a favorita; Andrea Leadsom, que tem o apoio de Boris Johnson; e Michael Gove, que traiu o ex-mayor de Londres para se candidatar. Tudo indica que a disputa final será entre duas mulheres.

O embaixador da Argentina em Portugal garante queMessi não vai deixar a seleção argentina. À Antena 1, Óscar Moscariello garante ter recebido a notícia da sua cidade natal, onde Messi vive quando está no país. Vamos ver.

Euro 2016

É hoje (às 20h) que Portugal joga a meia-final do Euro - e há uns miúdos que vão estar coladinhos à televisão.Não vão querer perder uma única finta de Renato Sanches. Eles vivem na Musgueira e, detalhe importante, jogam à bola nas ruas da Musgueira. Falaram com o Tiago Palma e explicaram-lhe porque é que ainda é na rua que se joga a sério: "É aqui que aprendes tudo. A fintar, a rematar, a ter raça". Uma reportagem sobre o essencial do futebol.

E para mais logo, como é? Aparentemente, nem Fernando Santos sabe: só em cima da hora decidirá se Pepe joga ou não; já o selecionador galês, no jogo psicológico habitual, assegura que Portugal é o "claro favorito".

Se quer conhecer bem o adversário de Portugal, temos os textos ideais para si. Aqui, o Hugo Tavares da Silva explica que a equipa é um "bando de irmãos": "Vamos fazer, literalmente, tudo uns pelos outros”, disse Gareth Bale. Aqui, contamos-lhe 11 coisas que talvez não saiba sobre o País de Gales (envolve castelos e cantores).

Os nossos Especiais

É uma frase que faz parar, por vir em contraciclo: "A União Europeia pode não ser irreversível, mas é quase".É a opinião do respeitado economista norte-americano Barry Eichengreen, que esteve em Sintra para participar no Fórum do Banco Central Europeu. Deu uma entrevista ao Observador e à Rádio Renascença sobre os próximos perigos para a Europa (e para os Estados Unidos, não se esqueçam de Donald Trump).

Notícias surpreendentes

Rui Cardoso Martins publicou mais um volume de casos de tribunalLevante-se o Réu Outra Vez. João Pedro Vala leu o livro e explica aqui a "a extrema competência literária" do autor.

Em 1905, Albert Einstein disse que era impossíveldescobrir a velocidade a que viajam partículas nos fluidos. Mas, agora, um grupo de investigadores portugueses descobriu que, afinal, é possível. A novidade, que até pode evitar desastres nucleares, vem na revista Nature.

Estamos a um mês do Rio 2016 e a Marta Leite Ferreira foi procurar as fotos dos primeiros Jogos Olímpicos modernos, no verão de 1896. São imagens fascinantes.

O biquíni apareceu há 70 anos e, como não podia deixar de ser, provocou escândalo. O que é que fez com que esta "bomba atómica feminina" se tornasse normal? As fotos de atrizes famosas, claro.

Estes anúncios portugueses não seriam publicados em 2016, garante o Tiago Pais. Mas você vai querer vê-los, garanto eu (quanto mais não seja, para perceber que o melhor que se pode oferecer a uma senhora num momento romântico é um frigoríficonovo).

Encontra tudo isto aqui. E, claro, também pode informar-se com o Observador através do Facebook. Uma mudança no famoso algoritmo da rede social pode tornar mais difícil o seu acesso às notícias mas explicamos-lhe como continuar a ter acesso rapidamente a toda a actualidade.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário